Jacó se passou por seu irmão Esaú, e recebeu a benção da primogenitura em seu lugar, por essa causa teve que fugir de sua casa e família, pois havia sido jurado de morte por seu irmão. Após muitos anos, orientado por Deus, Jacó voltou para sua terra e parentela.
Esta conhecida passagem bíblica apresenta lições sobre “Reconciliação com o Próximo” que merecem nossa atenção. O Jacó que agora retornava para casa, era diferente daquele havia ido embora. Ao ver de longe seu irmão Esaú com quatrocentos homens, prostrou-se diante dele por sete vezes, com temor e tremor, indicando subserviência ao irmão. Por outro lado, Esaú foi demovido de sua hostilidade contra Jacó, e revelou um espirito generoso e magnânimo. Deus transformou o coração de Jacó e o fez ter uma atitude de humildade indo até o irmão, e transformou o coração de Esaú fazendo-o o ter compaixão de seu irmão. Deus transformou vinte anos de separação, ódio, mágoa e desejo de vingança, em um lindo reencontro de reconciliação entre os dois irmãos.
As pessoas mudam! Se arrependem e mesmo não sendo fácil, buscam reconciliação com aqueles que ofenderam.
As pessoas podem mudar! Mesmo após anos nutrindo ressentimento e desejo de vingança, podem revelar um ato de generosidade e empatia.
Deus muda as pessoas! Tanto as que pedem perdão como as que perdoam, são fruto da transformação que Deus faz.
Permita-se viver a reconciliação com o próximo e experimente a transformação no coração, que vem de Deus!
Pr. Luciano Escarião
Secretário Executivo da Lerban