Os Batistas Nacionais

Uma síntese Histórica

INSTITUIÇÕES:

OS BATISTAS NACIONAIS:

UMA SÍNTESE HISTÓRICA

Faça o download deste conteúdo em PDF:

Renovação Espiritual

Renovação Espiritual no Brasil foi a repetição do “fenômeno avivamento”, que não surgiu nem surge num “estalar de dedos”. Houve semeaduras em momentos diversos, aqui e ali, por pessoas movidas pelo Espírito Santo. E, como na Parábola do Semeador, parte da semente caiu na “boa terra”. Terra que estava ressequida, carente de chuvas. Pelas quais o povo orava. 

E não foram em vão as orações, as lágrimas derramadas por servos de Deus que sonhavam com um avivamento no Brasil. Sobretudo, pela ação da missionária Rosalee Appleby que, incansável, pregava, escrevia e orava ardentemente pelo derramamento do Espírito nas Igrejas Evangélicas do Brasil. Nem perdidas foram, as visitas ao nosso País e passagem deles por várias Igrejas, de avivalistas de renome como: George Ridout, Raymond Boatright, Edwin Orr, Roy Hession, e pregadores outros, movidos pelo Espírito de Deus. 

Muito menos em vão, foram as noites e lágrimas derramadas em vigílias, por irmãos tantos em lugares diversos deste País: Belo Horizonte – com a presença, tantas vezes, da missionária Rosalee, Pr. Munelar Maia, Benedito Vilela, Dr. Elmir Guimarães Maia, Ari Veloso, Antônio Lourenço, José Simões, Joaquim Balbino, jovens estudantes e irmãos outros, em salas de templos, lares, bosques e montes; mas, todos clamando pelo despertamento da Igreja do Senhor no Brasil. Da mesma forma, na Bahia, onde o ilustre casal Dubois – Prof. Carlos Dubois e Stela Câmara Dubois, diretores do Colégio Taylor-Egídio em Jaguaquara, exerciam forte liderança espiritual. Eis o testemunho do então jovem e futuro pastor, Rosivaldo Araújo:

“Quem conheceu Stela Dubois, conheceu também D. Rosalee; e quem leu os livros de D. Rosalee, conheceu D. Stela. D. Stela fez parceria com D. Rosalee, e foi através de D. Stela que conheci D. Rosalee, por ocasião de um desses acampamentos, no qual o Pr. Valdívio Coelho, homem igualmente avivado e juntamente com o Pr. José Rego, programaram, para logo depois do lanche da tarde, uma reunião de oração pelo culto da noite e acampamento em geral.”

Congresso Nacional de Ministros, Esposas, Filhos e Líderes - Goiânia - 1996.-min

Também no Recife – aquelas vigílias no Horto Florestal, tão bem lembradas por Darci Guilherme, no seu artigo “Saudades sem Saudosismo”, com a participação dele e pioneiros outros, simpatizantes do então Movimento de Renovação Espiritual: pastores Ademar de Sousa Melo, Rosivaldo Araújo, Hélio Vidal, Eclésio Menezes, Enock Mendes, Pedro Andrade, Natalício Martins, Josué Santana.

O desejo de avivamento não era apenas entre batistas, como bem lembra o irmão Genildo Cabral da Silva, do Rio de Janeiro. Nestas vigílias, de clamor por avivamento, havia quase sempre a presença de pessoas de denominações diferentes – éramos “ um em Cristo”.

Continua o irmão Genildo: “A situação espiritual melhorou de tal maneira que as reuniões logo se multiplicaram, não somente no Rio de Janeiro, mas em outros Estados. Um outro aspecto interessante é que aumentaram também as “vigílias” em quase todas as igrejas que iam despertando-se. Qualquer feriado previsto era motivo de programação de retiros espirituais. Oportunidades aproveitadas na busca da presença de Deus”.

E, já na década de sessenta, os ventos do Espírito começaram a soprar fortes; uma sede de avivamento fazia-se sentir nos corações de pessoas espalhadas por diversas igrejas do País. Principalmente em Belo Horizonte, onde a presença benfazeja da Missionária Rosalee contagiava os que com ela conviviam, acendendo-lhes nos corações o fogo do avivamento. E, talvez, por isso mesmo, a arrancada da Renovação Espiritual se deu na Capital Mineira.

Rosalee fez discípulos por este País. Pessoas simples, muitas delas, mas que tomaram gosto pela oração, pelo desejo de uma vida mais profunda com Deus e busca de avivamento do Seu povo no Brasil. Quantos pastores e líderes nas suas igrejas foram despertados ao ouvi-la, ao ler seus livros e folhetos de poder. E passaram a buscar a face do Senhor.

“Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar… então eu ouvirei dos céus...”

Esposas de Pastores reunidas no XV Congresso ORMIBAN - Recife - 2006.-min

E o Senhor ouviu mesmo. No seu tempo, levantou, inicialmente, um profeta dele, que se encontrava na “brecha”, servindo-o na Igreja Batista em Vitória da Conquista–BA. Quebrantou-o, revestiu-o com o poder do seu Espírito e pôs-lhe no coração a mensagem de um Despertamento Espiritual do povo dEle na Pátria Brasileira.

É assim que Ele age: chama, quebranta e reveste com o poder do Seu Espírito para o cumprimento da missão que lhe é outorgada. E a voz desse profeta – José Rego do Nascimento, ecoou por este País a fora, empunhando a Bandeira de uma Renovação Espiritual do Seu povo.

E a voz, no poder do Espírito, é ouvida. Servos de Deus, outros, foram se levantando, quebrando-se, sendo cheios do Seu Espírito; e, também, proclamando a mensagem de avivamento do povo de Deus em nossa Terra.

Os embates não foram poucos nem pequenos; para os momentos certos, o Senhor levanta as pessoas certas. Aproximava-se o momento de Moisés passar o bastão a Josué. O Pr. Enéas Tognini não veio por acaso. O Senhor o chama, quebranta-o e o batiza com o Seu Espírito, tirando-o do pastorado da Igreja Batista de Perdizes e da direção do Colégio Batista da Capital paulistana, a fim de usá-lo poderosamente na Obra de Renovação Espiritual.

E a voz desse destemido e competente homem de Deus percorreu os quatro cantos deste País gigante, dando continuidade à pregação da Mensagem de Renovação.

Os pastores Enéas Tognini e Daniel Leite na Assembleia da Convenção dos 30 anos da CBN.

Um Exército se Forma

Agora, era Rego e Tognini – o Movimento ganha força maior. Pelo País, vão despontando servos de Deus e engrossando as fileiras de Renovação. Dentre tantos pastores, vamos lembrar os nomes de: Ilton Quadros Cordeiro, Achilles Barbosa, Israel Afonso de Sousa, Tito Éler de Matos, os irmãos Maia – Álvaro, Munelar e Benjamim, Francisco Ambrósio, Saulo Garcia, José Simões, Achil- les Barbosa Júnior, Edivaldo Fernandes, Edson Nascimento, Rosi- valdo Araújo, Elias Brito Sobrinho, René Feitosa, Darci G. Reis, Dalson Pinto, Samuel Chagas, Wilson Régis, Joel Ferreira, Airton Santos Sales, Antônio Barbosa Lima, Samuel Espíndola, Estevam Christian, Jacob Miguel Klawa, Gerson Vilas Boas, Oséas Barbosa Lima, os irmãos Sinval e Gidalfo Figueira, Artur Freire, Ageu Bandeira, Marivaldo França, outros e outros…

Tem sido assim na História do Cristianismo. Em momentos especiais, o Senhor levanta servos dEle no poder do Espírito e aviva a tua Igreja. “Avivamento é obra do Espírito; e surgirá sempre até a volta do Senhor…”

Renovação Espiritual tornou-se um fenômeno de caráter nacional — a doce maravilha que tantos, por ela, esperavam: — o fenômeno do avivamento; o burburinhar águas paradas pela inércia e comodismo, então reinantes nos arraiais evangélicos, mormente, dos Batistas, Metodistas e Presbiterianos. Vida, alegria para quem o buscava; porém, motivo de preocupação e resistência para aqueles que preferiam as coisas como estavam – os que temiam o operar vigoroso e dinâmico do Espírito.

Espírito de Intolerância

Pr. Rosivaldo sendo cumprimentado pelas irmãs Ruth Meira Lima e Alcione Brito-min

E estes, com armas humanas e não espirituais, reagiram – invertendo a recomendação bíblica: Por força e violência, e não pelo meu Espírito. E, assim, agiram, invertendo também, aquele sábio e prudente comportamento dos irmãos de Beréia – nada de exame, e, sim, combate. Razão pela qual, deixaram-se dominar pelo espírito de intolerância, excluindo irmãos de igrejas, e igrejas de convenções.

As igrejas excluídas — expulsas, como enfaticamente diziam, foram-se unindo e formando convenções. A primeira, a se formar, foi a Convenção Batista do Estado de Minas Gerais, em 1961, logo após a exclusão da Igreja Batista da Lagoinha, na Assembléia da Convenção Batista Mineira em Juiz de Fora.

Esta nova Convenção Estadual, formada pelas igrejas que não concordaram com a exclusão da Igreja Batista da Lagoinha e optaram pelo Movimento de Renovação, funcionou bem por dois anos. Suas atividades foram interrompidas para dar lugar a AME (Ação Missionaria Evangélica). Esta, a nível nacional; e que, posteriormente, foi substituída pela CBN – Convenção Batista Nacional.

Crescimento Vertiginoso

A Obra crescia rápido – em número de igrejas e de membros. Dois fatores de crescimento eram facilmente notados. Um não era o desejado, o normal; mas, ditado pelas circunstâncias – em decorrência da intolerância dos que combatiam a Renovação; o outro, sim, o natural e desejado crescimento do povo de Deus.

Irmãos de igrejas diversas, espalhadas pelo País, que iam aceitando a mensagem bíblica de Renovação Espiritual, quanto ao operar do Espírito na vida dos que almejavam testemunhar a fé cristã com poder e graça, não mais encontrando ambiente em suas igrejas, procuram as Igrejas de Renovação ou tomavam direções outras no meio evangélico.

Muitos irmãos, e até igrejas inteiras, foram convidados a se retirar e, às vezes, excluídos, automaticamente, por confessarem-se favoráveis ao modo de aceitar a doutrina do Espírito Santo, conforme os Batistas de Renovação. Tais irmãos e igrejas, então, procuravam abrigo em nossas igrejas.

O segundo e real fator de crescimento, era resultante do calor evangelístico. O povo orava — buscava a face do Senhor. E, portanto, 2 Crônicas 7.14, de certa forma, era realidade para o povo renovado. Tema, inclusive, de mensagens dos pastores; do Pr. Enéas, principalmente, que chegou a publicar seu livro – “II Crônicas 7.14”. Foi tema de muita inspiração para aqueles dias; dias que não devem, nem podem ficar apenas nas saudades.

E, porque o povo orava, e buscava a face do Senhor, havia calor evangelístico, e as igrejas cresciam. Havia arrependimento, confissão de pecados, e decisões abundantes. Pensando em tudo isto agora, e na conjuntura atual, voltamos a sonhar novamente com avivamento, vivenciar um novo “Fenômeno de Avivamento”, para que tudo aconteça de novo. De novo tudo aconteceu…

Medidas humanas, sem o mover do Espírito, por mais justas e necessárias que nos pareçam, geram, muitas vezes, resultados inversos aos desejados. É tempo de levar o povo a buscar o Senhor. Sonhar e orar; esperar orando a solução que produz unidade, vida – avivamento.