Quem Somos

INSTITUIÇÕES:

QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS

Faça o download deste conteúdo em PDF:

A Convenção Batista Nacional do Brasil representa um grupo de aproximadamente 2.700 igrejas com mais de 400 mil membros que se juntam em um espírito de comunhão e cooperação com uma doutrina comum e uma visão e estrutura organizacional compartilhada.

Nossa Convenção nasceu em 1967 como movimento de Renovação Espiritual de igrejas brasileiras, sob a orientação de brasileiros, e por isso a escolha do nome nacional. Nossa sede se encontra na capital do Brasil, Brasília.

Nossa logo engloba os elementos fundamentais da CBN: Avivamento, Missões, Cooperação e Unidade na Diversidade.

Nossa visão é de ser uma igreja saudável, centrada em Cristo e guiada pela Palavra, dando frutos e refletindo a imagem do Senhor Jesus Cristo em nossa atitude de cuidar uns dos outros e expandir o reino de Deus.

A nível nacional estamos comprometidos a servir as nossas convenções estaduais e as igrejas, desenvolvendo uma espiritualidade contagiante, com ênfase em discipulado e responsabilidade social que transforma comunidades através do poder do evangelho de Jesus Cristo.

Somos apaixonados por compartilhar as Boas Novas “em Jerusalém, na Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8). Como um líder no “Novo Movimento de Envio Missionário”, as igrejas da CBN apoiam 72 missionários atualmente servindo na África, Ásia, Europa e América do Sul, e também entre os povos indígenas do Brasil.

A Convenção Batista Nacional, para a consecução de seus objetivos atua basicamente com a seguinte estrutura organizacional:

É a reunião dos delegados enviados pelas igrejas e pastores arrolados na Ormiban, devidamente inscritos conforme prevê o regimento interno. Como a CBN é democrática, esta é a instância máxima, pois representa a sua base que são as igrejas locais.

 

As assembleias gerais ordinárias são realizadas a cada dois anos, e por ela são eleitos os membros da diretoria, o conselho fiscal e demais cargos previstos no Regimento Interno.

 

É constituída de um Presidente, 05 (cinco) Vice-Presidentes, sendo 01 (um) de cada região do Brasil e 03 (três) Secretários, eleitos na forma regimental, com mandato de 03 (três) anos, podendo ser reeleitos para 01 (um) mandato consecutivo. É quem responde juridicamente pela CBN, observada a ordem de sucessão. Sua autoridade emana diretamente da Assembleia Geral, expressa através do voto. É quem trata de questões emergenciais, e ainda supervisiona a execução dos programas e do orçamento da CBN.

Órgão onde se fazem representar as instituições e departamentos, constituindo-se um colégio representativo. É do Conplex que emanam as decisões de caráter técnico e administrativo, além de todo planejamento e diretrizes para execução.

Fiscaliza as finanças e contabilidade da CBN. É composto de um relator, dois vogais e três suplentes, eleitos pela Assembleia Geral para mandato concomitante com a Diretoria;

Executa o plano e decisões da Assembleia Geral e do Conplex, em trabalho conjunto com as igrejas, órgãos e instituições da CBN, desenvolvendo a visão e o programa denominacional. Encabeçado pelo Secretário Geral indicado pelo Presidente da CBN e homologado pela Diretoria.

Trabalha na veiculação de informações, relatórios e marketing da CBN.

Oferece capacitação e consultoria nos princípios de liderança serva para nossas igrejas e convenções estaduais.

Apoia as CBEs a desenvolverem e implementarem políticas missionárias de plantio de igrejas em locais estratégicos ou de pequena presença evangélica no Brasil.

Agência missionária transcultural da Convenção fundada em 1995, é responsável pela formação e cuidado de 72 missionários da CBN servindo em 23 países ao redor do mundo. Nossos missionários servem como pastores, enfermeiros, fisioterapeutas, músicos, professores e agentes de desenvolvimento, expandindo o reino de Deus por meio dos projetos de plantio de igrejas, discipulado, educação, saúde, ministérios com crianças e capacitação de liderança.

Produz recursos de educação cristã para crianças, jovens e adultos. Presta serviços de editoração e consultoria de novas literaturas.

é a instituição de ensino teológico da CBN de caráter confessional. Sua missão é apoiada pelos seminários teológicos regionais que são responsáveis pela formação teológica no seu campo.

A Ordem dos Ministros Batistas Nacionais é a instituição que arrola e credencia os pastores das igrejas filiadas à CBN. Pastoreia os ministros promovendo a edificação e a comunhão de seus membros. Atualmente contamos com cerca de 2.600 pastores cadastrados ativos.

A CBN é representada nas Unidades da Federação pela respectiva CBE, instituição constituída das igrejas filiadas de sua respectiva circunscrição e que adota o nome Convenção Batista Nacional, seguido do nome do estado da federação correspondente.

Nas Unidades da Federação em que não houver as condições para funcionamento de uma CBE, as igrejas poderão ser organizadas como União de Igrejas Batistas Nacionais (UBN) e supervisionadas pela diretoria da CBN que homologará o coordenador indicado pela UBN.

 

As igrejas de determinada região, organizadas em associação, constituem o vínculo último pelo qual a CBE apoia as igrejas no cumprimento da missão integral;

Responsáveis pela implementação de ações específicas para os segmentos dos homens (CBN Homem – UEMBN), mulheres (CBN Mulher – UEFBN) e jovens (CBN Jovem – Juban) a nível nacional (CBN), regional (CBEs) e local (igrejas).