Jaco e Esaú

“Então Esaú correu ao encontro de Jacó e o abraçou; pôs os braços em volta do pesco¬ço dele e o beijou; e choraram” (Gn 33.4).
Facebook
Twitter
WhatsApp

Jacó se passou por seu irmão Esaú, e recebeu a benção da primogenitura em seu lugar, por essa causa teve que fugir de sua casa e família, pois havia sido jurado de morte por seu irmão. Após muitos anos, orientado por Deus, Jacó voltou para sua terra e parentela.

Esta conhecida passagem bíblica apresenta lições sobre “Reconciliação com o Próximo” que merecem nossa atenção. O Jacó que agora retornava para casa, era diferente daquele havia ido embora. Ao ver de longe seu irmão Esaú com quatrocentos homens, prostrou-se diante dele por sete vezes, com temor e tremor, indicando subserviência ao irmão. Por outro lado, Esaú foi demovido de sua hostilidade contra Jacó, e revelou um espirito generoso e magnânimo. Deus transformou o coração de Jacó e o fez ter uma atitude de humildade indo até o irmão, e transformou o coração de Esaú fazendo-o o ter compaixão de seu irmão. Deus transformou vinte anos de separação, ódio, mágoa e desejo de vingança, em um lindo reencontro de reconciliação entre os dois irmãos.

As pessoas mudam! Se arrependem e mesmo não sendo fácil, buscam reconciliação com aqueles que ofenderam.

As pessoas podem mudar! Mesmo após anos nutrindo ressentimento e desejo de vingança, podem revelar um ato de generosidade e empatia.

Deus muda as pessoas! Tanto as que pedem perdão como as que per­doam, são fruto da transformação que Deus faz.

Permita-se viver a reconciliação com o próximo e experimente a trans­formação no coração, que vem de Deus!

Pr. Luciano Escarião
Secretário Executivo da Lerban

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Páscoa e o nosso Êxodo

Tanto a Páscoa judaica (Pessach em hebraico), quanto a Páscoa cristã celebram a mesma coisa: a libertação do povo de Deus da escravidão e da

Leia mais »

Igreja Fiel e Discipuladora

A Convenção Batista Nacional existe para fortalecer os vínculos e equipar suas instituições e igrejas filiadas para o cumprimento da Grande Comissão, proclamação e serviço

Leia mais »