/Nota do Presidente

Convenção Batista Nacional: Um movimento do Espírito Santo

Picture of Pr. Filipe Espindola
Pr. Filipe Espindola

Presidente da CBN

Como falei na edição anterior, a Convenção Batista Nacional surgiu como consequência do derramamento do Espírito Santo, que levou homens e mulheres de nossa nação a um quebrantamento.

O movimento do Espírito Santo não pode ser medido ou controlado, nem mesmo copiado. Tentar reproduzir o que o Espírito Santo faz mediante meios humanos e tecnológicos revela completa imaturidade e falta de temor. 

Ao participar dos congressos internacionais da UBLA na América Latina e da BWA-Aliança Batista Mundial podemos perceber o mover do Espírito Santo na vida de muitos homens e mulheres, levando-os a exercer o seu ministério em lugares que jamais alguém teria interesse em razão da perseguição.

Ao completar mais um ano de existência, a Convenção Batista Nacional deve permanecer no mover do Espírito, ouvindo o clamor das almas perdidas, enviando mais missionários, pastores, obreiros que estejam dispostos a pregar em tempo e fora de tempo, em qualquer lugar, em quaisquer condições; somente obedecendo!

Que sejamos discípulos obedientes, quebrantados e cheios de fé!

Em tempos pós-modernos, o individualismo tomou conta da nossa sociedade e está invadindo as congregações que se dizem Igreja de Jesus Cristo sem qualquer freio ou temor.

Paulo alerta a Igreja que estava em Corinto para esse grave problema. Alguém até poderia questionar: Por que Paulo não os acusou da idolatria que praticavam ou da imoralidade sexual que havia, ou de outros graves problemas? Paulo trata da raiz do problema: a Igreja estava dividida. Cada um se achava cheio de sabedoria, mais do que os outros.

Em nossos dias, podemos observar esta prática, quando algum líder proeminente decide se revoltar contra o seu pastor e formar uma nova igreja. Daí, busca um nome de efeito. Não basta mais ser apenas Igreja Batista… É preciso usar termos mirabolantes, até estrangeirismos. É preciso mostrar o que tem, o que faz. Quer mostrar nas redes todos os seus feitos.

Este é o mesmo espírito que havia em Corinto: espíritos de divisão. E quando vão tomar a Ceia, Paulo diz: não é a Ceia do Senhor. 

Precisamos de mais humildade, de respeito e amor para com os nossos irmãos. Se você se acha inteligente, auxilie os mais simples e humildes. Leia o conselho de Tiago 3:13-18. Se você faz parte da CBN, lembre-se que somos um corpo. Qualquer parte do corpo que incha e se acha melhor está doente, é doença e precisa de cura.

Que tenhamos o Espírito de Deus e não, espíritos de divisão e individualismo.

/Anteriores

Facebook
Twitter
WhatsApp

Saudação CBN Educ 2026

A esperança por novos rumos de edificação no ano que se inicia nos anima a expressar o apreço e reconhecimento às CBEs que compõem a Convenção Batista Nacional, que por meio da educação cristã exercida em suas igrejas locais contribuem para o crescimento do Reino.  Como Secretaria Nacional de Educação – CBN EDUC, reconhecemos o valor dos   trabalhos desenvolvidos, fruto da autonomia e dedicação de cada missão. As ações em prol da educação Batista Nacional têm sido fundamentais para o bem comum, produzindo frutos constantes. Inspirados nesse legado, buscamos nessa oportunidade gestora estabelecer uma conexão mais próxima e colaborativa por meio do apoio viável e do fortalecimento, considerando as particularidades e projetos de cada estado e alinhando os objetivos para o avanço dos planos de Deus para nossa Convenção. Nesse contexto, confiamos que os coordenadores estaduais de Educação de cada CBE, desempenharão o seu papel nessa nova fase, fomentando o trabalho da Educação Cristã com liberdade e dedicação como agentes de multiplicação que atraem e inspiram outros a se juntarem a essa missão.  Com a autonomia característica da nossa Convenção, estamos convictos que eles serão propagadores dessa liberdade, trabalhando com sensibilidade e critério para alcançar objetivos comuns de unir esforços, compartilhar experiências e crescer em harmonia com os demais educadores cristãos no âmbito da CBN. Em suas atribuições, em meio aos trabalhos já consolidados, contribuir na formação de educadores, discípulos do Mestre Jesus, com o tato necessário para avançar com impacto será o diferencial.  Em nossa “Missão”, consideramos promover por meio da “Cooperação” em nosso contexto de “Unidade na Diversidade”, o valioso “Avivamento” que nos fez existir como Convenção e prossegue na unção do Espírito Santo. No trabalho conjunto com sabedoria e amor, estamos otimistas no alcance dos objetivos que Deus planejou para nós.  O compartilhamento das ações educativas da CBN EDUC às CBEs e destas para a CBN EDUC, objetivarão e viabilizarão o alinhamento e inspiração à novas conexões. Beatriz Brito Coordenadora  Secretaria Nacional de Educação – CBN EDUCContato beatrizbrito.educ@gmail.com

Leia mais »