“…continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração…” 2 Tm 3.14a (NTLH)
A Educação, por ser um processo formativo e sistemático de transmissão de conhecimento, habilidades, valores e atitudes de uma geração para outra, ocorre nos diversos contextos, incluindo a comunidade eclesiástica que oportuniza por meio do ensino e do aprendizado as bases nos princípios e valores do cristianismo.
A Educação Cristã visa, além da transmissão de conhecimento, a formação espiritual e moral dos indivíduos à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos de Cristo. Nos seus aspectos têm o fundamento enraizado nas Escrituras Sagradas, utilizando a Bíblia como a principal fonte de verdade e orientação. Em Deuteronômio 6.6-8, enfatiza-se a importância de ensinar os princípios de Deus às futuras gerações.
Nos objetivos da Educação Cristã de promover um relacionamento pessoal com Deus, de desenvolver a fé, a compreensão das doutrinas cristãs e capacitar os indivíduos a viverem de acordo com os ensinamentos de Cristo, busca integrar a fé com o aprendizado em todas as áreas do conhecimento, expressando que a verdade de Deus se aplica a todas as disciplinas e aspectos da vida evidenciando a formação do caráter, incentivando o cultivo das virtudes que concorrem para ações de serviço e missão, refletindo o amor de Cristo em suas comunidades e no mundo ao valorizar a construção de relacionamentos em todos os contextos
Com base nessa consciência da Educação Cristã, a necessidade institucional de um currículo educativo que fomente a inclusão e atenda às necessidades dos grupos etários faz-se fundamental para promover um ambiente de aprendizado eficaz e acolhedor.
A iniciativa de uma organização sistematizada para a Educação Cristã envolve apresentar a estrutura de um currículo com objetivos definidos a cada grupo etário e a proposta de um plano de ensino ajustado aos anos e que remontará na continuidade da formação de classes etárias e educadores dedicados. Com a implementação dessas estratégias, as igrejas se fortalecem em sua missão de educadoras cristãs e impactam a vida de seus membros de maneira significativa.
Apresentar um currículo institucional de educação cristã com uma matriz curricular única para atender a diversidade de nossas igrejas locais, considera a unidade na diversidade da nossa assinatura Batista Nacional por meio do contido no Manual Batista Nacional fundamentado na Bíblia, nossa fonte comum de autoridade. Ao mesmo tempo que pela sua prática pedagógica cumpre a missão da igreja, que é uma parte essencial do discipulado e do cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28.19,20).
Os direcionamentos curriculares primam por respeitar a diversidade de cada espaço eclesiástico em suas práticas pedagógicas, mas oferece uma base comum dos elementos fundamentais da fé que representam a identidade batista nacional. Por meio dessa abordagem, todos podem ter acesso a ensinamentos sólidos e consistentes.
Ressaltamos que a UNIDADE denominacional, respeitando a DIVERSIDADE nas práticas peculiares do processo de ensino-aprendizagem ao estudar as Escrituras, é vital para o fortalecimento da igreja como um todo. Embora cada igreja local tenha sua autonomia, a COOPERAÇÃO e o respeito mútuo podem levar a um testemunho mais forte na MISSÃO e a um crescimento espiritual mais profundo proveniente do AVIVAMENTO.
Na criação do NOVO CURRÍCULO INSTITUCIONAL, a abrangência no auxílio às igrejas da nossa Convenção Batista é um direcionamento do Espírito Santo que provê de maneira tão cuidadosa o que Deus requer para nossas igrejas no fortalecimento da identidade comum, que cria um senso de pertencimento e propósito compartilhado, promovendo a colaboração e a unidade.
Na criação do NOVO CURRÍCULO INSTITUCIONAL, a gestão de recursos e suporte para as igrejas facilitará o acesso a materiais de ensino, treinamentos e eventos que promoverão o crescimento espiritual e a formação de líderes, bem como na promoção da missão conjunta de crescimento espiritual, à medida que os membros se envolvem em estudos bíblicos e atividades que os aproximam de Deus e uns dos outros.
EM BREVE, disponibilizaremos em nossas redes de comunicação os norteamentos curriculares contidos no NOVO CURRÍCULO da CBN para atender as igrejas locais em suas demandas educativas, a princípio os grupos etários da Infância e da Juventude (adolescentes e juvenis). Ressaltamos que por meios destes, as estratégias institucionais de captação de escritores e interações pertinentes serão desenvolvidas.
Com alegria! Em Cristo,
Beatriz Brito
Coordenadora da Secretaria de Educação – CBN EDUC
Lausanne: impressões e destaques
Entre os dias 22 a 27 de setembro, na cidade de Incheon, na Coreia do Sul, ocorreu o quarto encontro de Lausanne. A CBN esteve