Querida Família Batista Nacional,

É com o coração transbordando de gratidão a Deus e de profunda alegria que me dirijo a vocês, pela primeira vez, como o novo Diretor Executivo da JAMI – Junta Administrativa de Missões. Assumo esta honrosa e desafiadora missão com a certeza de que a obra missionária é o coração pulsante da nossa Convenção. Nosso compromisso permanece inalterado: ser a agência missionária transcultural da Convenção Batista Nacional (CBN), que supervisiona, coordena, administra, promove e apoia a política Missionária transcultural da CBN entre as nações. Gostaria de, primeiramente, expressar minha gratidão ao Pr. Ronald e à missionária Cecília, que dedicaram 30 anos de suas vidas servindo à JAMI.

Ao longo dos 31 anos de história da Junta, cada batista nacional tem sido um pilar fundamental desta obra que visa a expansão do Reino de Deus. É inspirador ver como, ano após ano, a fidelidade de nossas igrejas, muitas delas pequenas em número, mas gigantes em generosidade, têm sustentado o trabalho missionário. Vocês são a prova viva de que a grandeza de uma igreja não se mede pelo seu tamanho, mas pela sua disposição em servir e ofertar para que o Evangelho alcance os confins da terra. Reconhecemos que a verdadeira força da JAMI sempre veio do povo batista nacional.

A JAMI, por meio da cooperação de cada igreja, tem alcançado feitos notáveis: Atualmente, contamos com 80 missionários brasileiros servindo em 22 países.

Cerca de 30 missionários autóctones estão dando continuidade ao trabalho missionário entre seu próprio povo, além de inúmeros obreiros locais.

Temos 20 estudantes em treinamento no CETRAMI, preparando-se para serem a próxima geração de missionários.

Esses números testemunham uma generosidade sacrificial, como descrito em 2 Coríntios 8:2-3:”Porque, no meio de muita prova de tribulação, a abundância da sua alegria e a profunda pobreza deles superabundaram em riquezas da sua generosidade. Porque eles, segundo as suas posses e ainda acima delas, deram espontaneamente.”

Queridos irmãos e irmãs, nenhuma igreja é pequena demais para cooperar com a obra missionária. Cada oração, cada oferta, cada gesto de apoio é vital e faz uma diferença eterna. Convido a todos a continuarem firmes neste propósito, com 7 a mesma paixão e dedicação que nos trouxeram até aqui.

Que o Senhor nos capacite a avançar ainda mais, levando a esperança de Cristo a cada canto do mundo. Conto com suas orações e com sua parceria para que a JAMI continue sendo um instrumento poderoso nas mãos de Deus.

A Convenção Batista Nacional existe para fortalecer os vínculos e equipar suas instituições e igrejas filiadas para o cumprimento da Grande Comissão, proclamação e serviço cristãos, no Brasil e no mundo. Ela é desenvolvida, dirigida e sustentada pelas igrejas batistas nacionais, cujo objetivo principal é estar a serviço destas, como se fossem suas mãos, intermediando a promoção de sua cooperação mútua naquilo que é interesse comum.

E para cumprir com seus propósitos, a CBN possui em sua estrutura, órgãos e instituições, como a Ormiban, a Jami, a Lerban e Steb, além de suas secretarias e departamentos.

Neste artigo, nos deteremos em demonstrar como servimos às igrejas locais por meio das nossas secretarias e departamentos. Os demais órgãos e instituições são de muita relevância em nossa convenção e são de conhecimento mais amplo pelo povo batista nacional. Em outro momento traremos mais detalhes acerca dos trabalhos desenvolvidos por eles.

A CBN Comunicação é a secretaria responsável pela veiculação de informações, relatórios e marketing da CBN. Tem como missão facilitar a comunicação entre as igrejas da CBN oferecendo informações institucionais, bem como conteúdos bíblico-teológicos, visando o fortalecimento da identidade denominacional. Sua visão é ser uma secretaria com êxito na solidificação dos canais de comunicação da CBN para alcançar o maior número possível de batistas nacionais no Brasil e no mundo. O “Debatistas Podcast” é um dos programas desenvolvidos pela CBN Comunicação, e tem ajudado na veiculação de boa teologia, testemunhos e informações institucionais. Assista aos episódios na TV Batista Nacional, no YouTube.

A CBN Missão é a secretaria responsável pelo fomento de missões nacionais entre as CBE’s e igrejas em todo território nacional. Tem como missão, fortalecer o corpo de Cristo para semear o Evangelho no poder do Espírito Santo como instrumento da Missão de Deus em todo Brasil, de forma que o evangelho cresça e vidas sejam salvas em cumprimento ao IDE de Jesus Cristo. Sua visão é tornar-se uma secretaria bem-sucedida que apoie as CBE’s e igrejas a desenvolverem e implementarem políticas missionárias de plantio de igrejas em locais estratégicos ou de pequena presença evangélica no Brasil. A campanha de Missões Nacionais, que ocorre todos os anos no mês de Abril, e o Mova-se, são projetos desenvolvidos pela CBN Missão, este último, em parceria com a Juban.

Saiba mais e acesse os recursos disponíveis em https://cbn.org.br/cbn-missao.

A CBN Ministérios é a secretaria de desenvolvimento de liderança e ministérios. Sua missão é fornecer capacitação, consultoria e recursos às igrejas, instituições e aos líderes da CBN, que desejam fortalecer sua liderança e expandir seus ministérios para cumprir a missão de Deus pelo poder do Espírito Santo. Tem como visão tornar-se conhecida por sua capacitação de alta qualidade e utilidade focada na missão e maturidade da igreja local e baseada nos valores batistas e das igrejas renovadas. A IFD – Igreja Fiel e Discipuladora, é um programa da CBN desenvolvido pela CBN Ministérios. Além disso, há também, os treinamentos desenvolvidos por multiplicadores da secretaria que estão disponíveis às igrejas batistas nacionais e convenções batistas estaduais. Invista em seus líderes levando estes treinamentos até sua igreja ou regional. Em nosso site você obtém mais informações sobre o conteúdo dos treinamentos e os contatos dos treinadores.

Saiba mais e acesse os recursos disponíveis em https://cbn.org.br/cbn-ministerios.

A CBN EDUC é a secretaria de educação e está ativa com esta nomenclatura desde a sua criação em 2023, e desde então se propôs a planejar um Plano Institucional de Educação alinhado aos anseios do Plano Decenal  da “Oferta de Recursos de Serviços para as Igrejas da CBN”, por meio da produção de material pedagógico e literatura em constante qualificação para o fortalecimento das igrejas locais e da identidade Batista Nacional. Tem como missão, estimular a motivação das crianças, jovens e adultos a conhecerem, amarem e servirem ao Verdadeiro Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e a serem testemunhas do Seu amor que reflete em si e no outro, nas instâncias de convivência local e geral, dos espaços globais, os benefícios da salvação em Cristo que Se reconcilia com o homem e lhe provê saúde integral (física, moral e espiritual) pela Palavra viva de Deus que é Espírito e vida, traduzindo a maturidade esperada na Palavra de Deus. Tem como proposta prover captação de recursos humanos e materiais para a produção de material educativo para as faixas etárias existentes em suas igrejas locais (público infanto juvenil, jovens e adultos); promover inovação por meio de ferramentas de tecnologias acessíveis para desenvolver as produções realizadas pelos conteudistas; oferecer capacitação didático-pedagógica para atender o nosso público docente em suas demandas formativas e de trajetória. Seu site está em construção. Em breve, mais informações da secretaria serão veiculadas com mais frequência.

A CBN Homem é o departamento da Convenção Batista Nacional responsável pela implementação de ações específicas para o segmento dos homens tanto em âmbito Nacional, quanto estadual e local. O Comaban – Congresso Masculino Batista Nacional, que ocorre trienalmente, é um dos eventos realizados pelo departamento. Neste ano, ocorrerá no Rio de Janeiro, nos dias 07, 08 e 09 de novembro ( Faça a sua inscrição aqui ) .Congressos regionais, treinamentos, discipulado, cultos e reuniões de oração têm sido desenvolvidos em larga escala e o departamento tem crescido substancialmente nos últimos anos.  

A CBN Mulher é o departamento da Convenção Batista Nacional responsável pela implementação de ações específicas para o segmento das mulheres, tanto em âmbito Nacional, quanto estadual e local. O Confeban – Congresso Feminino Batista Nacional, que ocorre trienalmente, é um dos eventos realizados pelo departamento. Este é um Congresso tradicional em nossa denominação e movimenta as mulheres batistas nacionais em todo o Brasil. Neste ano de 2025 já ocorreu um Treinamento de Liderança para as Coordenadoras estaduais e auxiliares e em novembro ocorrerá o Primeiro Congresso de Intercessão da CBN Mulher. Será na cidade de São Paulo, nos dias 14 e 15 de Novembro ( Faça a sua inscrição aqui )  Além disso, congressos estaduais, treinamentos, discipulado, cultos e reuniões de oração têm sido desenvolvidos. É inegável que, tanto em âmbito nacional, estadual e local, este é um dos departamentos mais ativos.

A CBN Jovem (Juban – Juventude Batista Nacional) é o departamento da CBN responsável pela implementação de ações específicas para o segmento dos jovens, tanto em âmbito Nacional, quanto estadual e local. O Conjuban – Congresso da Juventude Batista Nacional, que ocorre trienalmente, é um dos eventos realizados pelo departamento. Este é um Congresso tradicional em nossa denominação e movimenta os jovens batistas nacionais em todo o Brasil. Este ano ocorrerá em São Paulo, de 20 a 22 de novembro ( Faça a sua inscrição aqui ). O Mova-se, que é um programa de avanço evangelístico também é desenvolvido pela Juban em parceria com a CBN Missão. Teve sua primeira edição em 2024 e neste ano de 2025 ocorrerá sua segunda edição. Aguarde mais informações.

Louvamos a Deus por tudo o que Ele tem feito em nossa denominação. Nossas igrejas são abençoadas e abençoadoras. Portanto, no que compete a nós, enquanto Convenção, podemos dizer como Paulo: 

“Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.3-6

Texto por:
Pr. Esdras Dias
Secretário Geral da CBN

Facebook
Twitter
WhatsApp

Saudação CBN Educ 2026

A esperança por novos rumos de edificação no ano que se inicia nos anima a expressar o apreço e reconhecimento às CBEs que compõem a

Leia mais »