Querida Família Batista Nacional,

É com o coração transbordando de gratidão a Deus e de profunda alegria que me dirijo a vocês, pela primeira vez, como o novo Diretor Executivo da JAMI – Junta Administrativa de Missões. Assumo esta honrosa e desafiadora missão com a certeza de que a obra missionária é o coração pulsante da nossa Convenção. Nosso compromisso permanece inalterado: ser a agência missionária transcultural da Convenção Batista Nacional (CBN), que supervisiona, coordena, administra, promove e apoia a política Missionária transcultural da CBN entre as nações. Gostaria de, primeiramente, expressar minha gratidão ao Pr. Ronald e à missionária Cecília, que dedicaram 30 anos de suas vidas servindo à JAMI.

Ao longo dos 31 anos de história da Junta, cada batista nacional tem sido um pilar fundamental desta obra que visa a expansão do Reino de Deus. É inspirador ver como, ano após ano, a fidelidade de nossas igrejas, muitas delas pequenas em número, mas gigantes em generosidade, têm sustentado o trabalho missionário. Vocês são a prova viva de que a grandeza de uma igreja não se mede pelo seu tamanho, mas pela sua disposição em servir e ofertar para que o Evangelho alcance os confins da terra. Reconhecemos que a verdadeira força da JAMI sempre veio do povo batista nacional.

A JAMI, por meio da cooperação de cada igreja, tem alcançado feitos notáveis: Atualmente, contamos com 80 missionários brasileiros servindo em 22 países.

Cerca de 30 missionários autóctones estão dando continuidade ao trabalho missionário entre seu próprio povo, além de inúmeros obreiros locais.

Temos 20 estudantes em treinamento no CETRAMI, preparando-se para serem a próxima geração de missionários.

Esses números testemunham uma generosidade sacrificial, como descrito em 2 Coríntios 8:2-3:”Porque, no meio de muita prova de tribulação, a abundância da sua alegria e a profunda pobreza deles superabundaram em riquezas da sua generosidade. Porque eles, segundo as suas posses e ainda acima delas, deram espontaneamente.”

Queridos irmãos e irmãs, nenhuma igreja é pequena demais para cooperar com a obra missionária. Cada oração, cada oferta, cada gesto de apoio é vital e faz uma diferença eterna. Convido a todos a continuarem firmes neste propósito, com 7 a mesma paixão e dedicação que nos trouxeram até aqui.

Que o Senhor nos capacite a avançar ainda mais, levando a esperança de Cristo a cada canto do mundo. Conto com suas orações e com sua parceria para que a JAMI continue sendo um instrumento poderoso nas mãos de Deus.

Texto por: Equipe IFD

Nosso comissionamento para missão está fundamentado na autoridade suprema de Cristo. Portanto, devemos mobilizar cada cristão para obediência à ordem de fazer discípulos. Mobilizar significa gerar um movimento para que um indivíduo ou grupo de pessoas se ponham em ação para uma tarefa. A mobilização envolve sensibilizar, estimular, impulsionar e orientar.

A Convenção Batista Nacional cumpre seu propósito quando mobiliza suas instituições e igrejas filiadas para a Grande Comissão. Esta mobilização visa o resgate dos fundamentos e a capacitação para a práxis missional. A Igreja Fiel e Discipuladora (IFD) é um programa que se destina ao fortalecimento das igrejas a partir da fundamentação bíblica e instrumentalização da membresia para o discipulado, desenvolvimento de líderes e serviço cristão, visando a expansão missionária. 

A IFD realiza anualmente uma Consulta de Discipulado a fim de mobilizar os batistas nacionais. A IV Consulta Nacional de Discipulado aconteceu em Goiás, de 24 a 26 de outubro de 2024, nas dependências da Igreja Batista Central de Anápolis. Estiverem presentes nesta consulta pastores e líderes que já participam da Igreja Fiel e Discipuladora e, também, aqueles interessados em conhecer o programa e implementá-lo na igreja local. Eram representantes de 10 estados e do Distrito Federal (BA, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, RS, RO e SC).

O tema abordado nesta quarta edição da Consulta Nacional IFD foi: Evangelização Discipuladora.

Como igrejas saudáveis desenvolvem uma cultura de evangelismo e discipulado intencional? Evangelismo e Discipulado são dois lados de uma mesma moeda, pois Jesus nos comissionou a fazer novos discípulos e ensiná-los a guardar seus ensinos. O tema geral da consulta foi pormenorizado em mensagens inspirativas, devocionais, palestras, painel e workshops:

Evangelização Discipuladora: resolução da dicotomia;

Agenda simplificada e guiada pelo Espírito;

Pequeno Grupo Discipulador: olhar para fora;

Acolhimento: importância e estratégias;

Virtual sem deixar de ser relacional;

Plantação de igreja com DNA discipulador; 

Estratégias para evangelização discipuladora;

Vitalidade da igreja.

 O conteúdo das consultas anteriores está disponível em nossa plataforma de cursos. Em breve os vídeos da IV Consulta também estarão disponíveis. 

Contatos:

Pr. Elcimar Fernandes (coordenador): (61) 98246-9991

Patrícia Rosa (secretária): (31) 99927-9991

sedelim@cbn.com.br

@ifd.cbn

Facebook
Twitter
WhatsApp

Saudação CBN Educ 2026

A esperança por novos rumos de edificação no ano que se inicia nos anima a expressar o apreço e reconhecimento às CBEs que compõem a

Leia mais »