Nos dias 07 a 12 de julho, o Presidente e o Secretário Geral CBN, Pr. Filipe Espindola e Pr. Esdras Dias, respectivamente, estiveram na cidade de Lagos, Nigéria, participando da reunião anual do Conselho Geral da Aliança Batista Mundial.
Paralelamente ocorreram as reuniões das representações continentais, e o presidente e secretário da CBN, como membros da Ubla (União Batista Latino Americana), participaram da mesa de conversa com nossos irmãos batistas da América Latina, onde ouviram e apresentaram os desafios da Igreja de Cristo nesta Região.
O encontro contou ainda com a participação de representantes das Convenções Batistas de 64 nações, a reunião teve como anfitriã a Convenção Batista da Nigéria. O Presidente da República Centro Africana, o Professor Faustin Touadera, um diácono Batista, esteve presente e foi condecorado pelos relevantes trabalhos realizados em seu País.
Além da reforma de estatuto e regimento da Aliança, algumas resoluções aprovadas abordaram os seguintes temas: a fome mundial, nacionalismo religioso e a paz no Oriente Médio. A Aliança tem se esforçado, por meio do trabalho batista no mundo e de suas organizações, em contribuir com a redução da fome no mundo, além de promover ações para que a paz seja estabelecida no Oriente Médio e demais nações em conflito. Também tem reforçado o legado dos batistas no que diz respeito à separação da igreja e do estado. Dessa forma, reafirma seu compromisso com a liberdade religiosa e alerta que os batistas não estão imunes a um “nacionalismo religioso”, que via de regra, promove perseguição contra as minorias religiosas. A Aliança insta os batistas que apoiem o compromisso cristão, no âmbito público, de amar nossos vizinhos e demais camadas da sociedade, em amor e sacrifício, como Cristo assim nos ensinou.
As reuniões foram recheadas por momentos de louvor e adoração conduzidos pelos nossos irmãos nigerianos, que com suas manifestações culturais acrescentaram graça e beleza ao evento. Também fomos agraciados por mensagens edificantes ministradas por preletores de vários países, dentre eles o Pr. Filipe Espindola, que discorreu sobre o tema do encontro, embaixadores da paz, onde afirmou que Os pacificadores devem ser: FORTES – FIÉIS – CAPAZES PARA ENSINAR (A outros) – PRONTOS PARA SUPORTAR TODA (Dificuldades)
TEXTO COMPLETO AQUI
O encontro terminou com o convite para a próxima assembleia geral da Aliança e o 23º Congresso Mundial dos Batistas, que ocorrerá de 07-12 de julho de 2025, na cidade de Brisbane, Austrália.
INSCRIÇÕES AQUI
Em Cristo,
Pr. Esdras Dias
Secretário Geral da CBN
Membro do Conselho Geral da Aliança Batista Mundial