Homenagem Póstuma a Pr. Vicente Dedeu de Paulo

Pastor Vicente Dedeu de Paulo, nascido em 02 de abril de 1949, na cidade de Itaporanga-PB, uma figura notável, cuja vida testemunhou uma transformação profunda e dedicada ao serviço do Senhor. Seu legado é marcado por uma jornada repleta de desafios, redenção e um compromisso fervoroso com a fé cristã.

Aos 15 anos, na própria cidade de Itaporanga, Pastor Vicente aceitou Jesus como seu Salvador. No entanto, na juventude ele se afastou do evangelho, enfrentando inúmeras dificuldades devido às escolhas fora dos princípios bíblicos. Ele experimentou momentos difíceis, passando por situações que o conduziram até o “vale da morte” e o submeteram à escravidão em fazendas. Contudo, a preservação divina esteve sempre presente em sua vida, sendo constantemente sustentado pelas orações de sua mãe, que dedicava cada noite a interceder por seu filho, derramando lágrimas na presença de Deus.

A trajetória de Pastor Vicente o levou a percorrer o Brasil, até que, no Distrito Federal, em Taguatinga, na Igreja Batista da Alvorada, sob o pastoreio do Pastor Joel Torres, ele retornou ao caminho do Senhor, em junho de 1975. Nessa comunidade, foi acolhido, apoiado e integrou-se às atividades da igreja. Foi consagrado ao diaconato e, durante esse tempo, conheceu e casou-se com a missionária Roza Lina dos Santos Dedeu, em 14 de fevereiro de 1976.

Após superar a dor da perda de seu primeiro filho, Israel dos Santos Dedeu, Pastor Vicente e Roza tiveram dois filhos, Daniel dos Santos Dedeu e Ruben dos Santos Dedeu, ambos dedicados pastores na atualidade. Em 1980, mudou-se para Barreiras-BA, onde congregou na Igreja Batista Missionária sob o pastoreio do Pastor Jorge Dias Lima. Nessa fase, envolveu-se ativamente na obra missionária, desempenhando atividade de diácono e evangelista, e adotou Raquel dos Santos Dedeu.

Convidado pelo pastor Antônio Alexandre, com o consentimento do pastor Jorge, participou da implantação da Igreja Batista Betel em Vila Rica, Barreiras-BA. Permaneceu nesse local até 1986, quando iniciou seu ministério em Itaporanga, sua cidade natal. Foi consagrado evangelista e posteriormente, ordenado ao ministério pastoral pela Convenção Batista Nacional na Paraíba, em 10 de março de 1991.

Pastor Vicente também desempenhou um papel vital na comunidade, tornando sua casa um ponto de apoio para missionários da JOCUM e contribuindo para a implantação de igrejas na região. Em 1992, mudou-se para Patos-PB, fundando a Congregação Batista Moriah, atualmente Igreja Batista Nacional. Em 1995, estabeleceu a Igreja Batista Filadélfia em João Pessoa, hoje liderada por seu genro, Allan Douglas.

Ao longo de seu ministério, Pastor Vicente ocupou cargos como presidente, secretário executivo e presidente da ordem na CBN-PB, demonstrando seu comprometimento com a denominação. Sua esposa e três filhos foram peças fundamentais em seu ministério, cooperando ativamente em seu trabalho.

Ao ser chamado pelo Senhor em 20 de dezembro de 2023, Pastor Vicente encerrou sua peregrinação terrena, deixando para trás um legado que continua a inspirar e motivar aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo. Sua partida deixa um vazio, mas também abre espaço para celebrar uma vida dedicada a obra do Senhor e ao amor ao próximo.

A família expressa profunda gratidão ao Senhor pela oportunidade de conviver e servir ao lado de um homem tão temente a Deus e dedicado à propagação da fé do evangelho. O legado do Pastor Vicente Dedeu de Paulo permanece como um testemunho inspirador de redenção, perseverança e serviço dedicado ao reino de Deus.

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Páscoa e o nosso Êxodo

Tanto a Páscoa judaica (Pessach em hebraico), quanto a Páscoa cristã celebram a mesma coisa: a libertação do povo de Deus da escravidão e da

Leia mais »

Igreja Fiel e Discipuladora

A Convenção Batista Nacional existe para fortalecer os vínculos e equipar suas instituições e igrejas filiadas para o cumprimento da Grande Comissão, proclamação e serviço

Leia mais »