“Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes… Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior… E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas… Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender…” 2 Timóteo 2: 14,16,23,24.
As redes sociais proporcionaram às pessoas a oportunidade de se expor, sem aparecer. De expor sua opinião, o contraditório, de discordar só para ser diferente e parecer inteligente. Infelizmente, muitas pessoas ao não lerem a Bíblia com tanta frequência e guardarem no coração os mandamentos, acabam pecando nas pequenas coisas e se envolvendo em confusões sem fim, com consequências drásticas, como perder amigos, destruir relacionamentos e se envolver com pessoas malignas que não entendem, não aceitam e não compreendem os mandamentos e o coração do Senhor.
Antes de falar, lembre-se que vamos prestar contas de cada palavra dita ou escrita:
- Evite dar a sua opinião em redes sociais para desconhecidos (Prov.9:7,8; 13:3).
- Evite fofocas. Deus abomina o que gera contendas (Prov. 6:19; 10:32; 11;13).
- Evite atrair a atenção com postagens de efeito se você não vive aquela realidade. Seja você mesmo. Deus sabe quando mentimos. (Prov. 12:22).
- Você está revoltado com alguma coisa e quer desabafar em público? Não alimente isso. Certamente acabará mal. (Prov. 10:12,18; 15:1).
- Evite falar demais, para não se comprometer (Provérbios 10:19,22; 12:18).
- Busque conselho antes de emitir opinião e entrar por caminhos de morte. (Prov. 14:12).
- É fácil publicar frases de efeito e até pregar nas redes sociais. Difícil é assumir a responsabilidade de edificar uma pessoa para se tornar discípulo (Ef.3:15-16).
Se queremos cumprir a missão nos dias de hoje, precisamos de sabedoria e inteligência. Busque e você a encontrará. Mas evite contendas.
Pr. Filipe A. Espindola
Presidente CBN