Recursos

Recurso para a Passagem de Ano

Contribuição feita por:
Andreza Teles – apoio SEDELIM

Breve Histórico


A passagem de ano é aguardada com grande expectativa, pois é quando celebramos o término de um ano e os corações se enchem de esperança por um ano novo melhor. Em várias partes do mundo essa comemoração ocorre em datas e formas diferentes. Ano Novo também é conhecido como Réveillon, termo de origem francesa que significa “acordar” ou o “despertar” do ano. Para o cristão esta data é a oportunidade de celebrar a Deus com louvor e ações de graça por tudo que foi concedido e pela certeza do cuidado no que se inicia. É tempo de reflexão sobre o que se fez e o que precisa mudar, já que a vida com Cristo nos permite recomeçar, buscando ser melhor a cada dia. É o próprio Deus quem provê os recursos para isso, pois “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se plenamente a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade” Lm 3:22-23

MODELOS DE LITURGIA


Modelo 1
1. Abertura – Leitura de texto bíblico
2. Apresentação coral
3. Testemunhos
4. Pregação
5. Ceia do Senhor

Modelo 2
1. Abertura – Leitura de texto bíblico
2. Louvor de ações de graça
3. Apresentação teatral
4. Pregação
5. Ceia do Senhor

Modelo 3
1. Abertura – Leitura de texto bíblico
2. Louvor de ações de graça
3. Apresentação: vídeo retrospectivo
4. Pregação
5. Ceia do Senhor
6. Oração, à meia noite, com a igreja ajoelhada.

INDICAÇÃO DE TEXTOS BÍBLICOS


  • Salmos 90:12 – Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
  • Filipenses 3:12-14 – Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus.
  • Hebreus 12:1,2 – Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta: olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
  • I Pedro 1:3-5 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados, na virtude de Deus, para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.
  • Lamentações 3:22-33 – As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
    novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

SUGESTÃO DE DECORAÇÃO


  • Cortinas brancas, arranjos de flores e a mesa da ceia, junto ao púlpito.
  • Balões branco, prateado ou dourado, cheios com gás hélio.
  • Painel em formato de relógio, com os ponteiros próximos à meia noite.
  • Mesa com exposição de relógios analógicos, representando a contagem regressiva.
  • Flores (pompom) de papel de seda, afixadas ao teto.

LEMBRANCINHAS


  • Confecção de calendário personalizado do próximo ano
  • Caneta com a logo da igreja
  • Programa anual de leitura bíblica
  • Bloco de anotações

RECURSOS AUXILIARES


MÚSICAS

  • Feliz Ano Novo – Comunidade das Nações
  • Fim do Ano – Hino CC 559
  • Ano Novo – Hino CC 560
  • Quero Agradecer – André Valadão
  • Tributo a Yeovah – Paulo César Baruk


MODELOS DE VÍDEOS (clique para assistir)


TEATRO

RETROSPECTIVA

PERSONAGENS: Ano Velho (homem de cabelos e barba brancos, andar encurvado e usando bengala), corpo, mente, espírito, influência, bens, oportunidades, dirigente e bebê.

CENÁRIO: uma poltrona onde se assentará o Ano Velho após sua fala. Todos os personagens terão uma faixa contendo a palavra que os representa presa à roupa. Está poderá ser uma túnica de batismo por representarem coisas abstratas.

Ano Velho – Ah, estou tão cansado!!! Já estou chegando ao fim… Todos falam que passei muito depressa. O tempo é assim mesmo: não para, não espera, não volta… Meu tempo está acabando… Daqui a pouco estarei indo embora pra não mais voltar.

Dirigente – Foram 365 dias. 8.760 horas que estiveram, igualmente, à disposição de todos. Uns souberam utilizar bem o tempo, outros nem tanto. O sábio apóstolo Paulo aconselhou: “… aproveitem bem o tempo, pois os dias são maus…”. E você, usou seu tempo este ano com sabedoria? O último dia do ano é um ótimo momento para uma retrospectiva. Por que você não aproveita para analisar cada área da sua vida neste ano que passou?

Corpo – Nosso corpo é como um vaso de barro que contém um precioso tesouro. Não podemos esquecer que esse vaso é frágil, por isso necessita ser bem cuidado. É preciso equilíbrio entre trabalho e descanso. É muito importante cuidar da saúde, pois o corpo é templo do Espírito Santo de Deus, o tesouro que habita nos que creem. Você tem cuidado bem do seu corpo? Tem se alimentado com sabedoria? Tem se mantido longe dos vícios? O que você fez do seu corpo durante este ano?

Mente – A mente é a sede da alma. É ela quem controla os sentimentos, pensamentos, vontades e as escolhas que fazemos. Deus deu à nossa mente uma capacidade extraordinária de raciocinar, criar e memorizar. O livro de Provérbios nos diz que adquirir sabedoria e conhecimento é melhor do que a prata e o ouro. Devemos explorar todo o potencial da nossa mente e usá-la somente para o bem, para glorificar ao Senhor. Você tem obedecido à ordem de Deus para pensar somente nas coisas que são de cima? Tem cultivado somente os pensamentos sadios e que edificam? Tem procurado amar a Deus com todo seu entendimento?

Espírito – O espírito é a parte mais importante do nosso ser, pois é a nossa essência. Somos seres espirituais. Portanto, é a área que requer maior investimento de tempo e atenção. Nossa felicidade consiste em entregarmos nosso espírito humano ao controle do Espírito Santo de Deus. Desta forma teremos uma mente renovada segundo os padrões divinos e os desejos de nossa carne controlados. Isto só é possível se mantivermos uma vida de comunhão diária com o Senhor. Como foi sua vida espiritual neste ano? Passou aos pés do Senhor, buscando um coração humilde e obediente ao Pai?

Influência – O homem é um ser social, capacitado para influenciar e receber influência do meio onde vive. Jesus disse que a luz do cristão deve resplandecer diante dos homens para que vejam suas boas obras e glorifiquem ao Pai. Sua luz brilhou intensamente no ano que findou? Exalou o perfume de Cristo em seu lar, sua escola, seu trabalho, sua igreja e na sociedade?

Bens – A Terra, e tudo que nela há, pertence a Deus. Nada é nosso, somos apenas administradores desses bens. Nossas posses e nosso dinheiro representam nossa energia, nossa vida. Deve ser usado com responsabilidade e sem desperdício. O dinheiro deve ser nosso servo; não devemos ser servos dele. Jesus, apesar de ser o Criador do Universo, viveu neste mundo com simplicidade, dando pão ao faminto. Ele nos ensinou a não nos preocupar em ajuntar tesouros na terra, mas ajuntá-los no céu. Você tem administrado com sabedoria os bens que Deus lhe deu? Você tem expressado o amor ao próximo através de seus bens ou tem vivido de forma egoísta?

Oportunidades – Certa vez Jesus contou uma parábola, dizendo… (narração ou encenação da parábola dos talentos – Mat. 25:14-30).

Todos fomos abençoados por Deus com habilidades ou dons que nos foram entregues como oportunidades para contribuir com o crescimento do Seu Reino. Nesta parábola pudemos ver que tudo aquilo que possuímos não nos pertence, somos apenas administradores do que Deus deixou sob nosso cuidado. As pessoas possuem capacidades diferentes. Por isto, uns recebem mais dons, outros menos, mas todos recebem. Deus não nos dá mais do que podemos desenvolver e não nos pede nada além das nossas forças. O servo fiel foi honrado e recompensado por ter cumprido o seu dever. O servo infiel negligenciou as oportunidades recebidas e ficou sem nada.

Você está preparado para prestar contas ao seu Senhor de tudo que ele colocou sob sua administração? O que você tem feito das oportunidades que Deus tem lhe dado?

Música de fundo suave.

Dirigente – Após esta retrospectiva peço que todos fechem seus olhos por um momento. Qual a sua avaliação de mais este ano que Deus lhe deu? (pausa)

Foi um bom ano? Aproveitou bem o tempo? (pausa)

Talvez você conclua que poderia ter sido melhor. Continue de olhos fechados.

(ALGUÉM ENTREGA UM BEBÊ COM A FAIXA “ANO NOVO”, ENQUANTO O ANO VELHO SE RETIRA)

Mas não desanime! Abra os olhos e veja! O ano novo é como esta criança: cheio de vida! E, como ela, ele se inicia cheio de planos, promessas e sonhos. Cada novo ano é um recomeço, é uma nova oportunidade que Deus lhe dá para ser um servo melhor; um filho ou filha melhor; um pai, uma mãe melhor; um amigo melhor… Cada novo ano é um presente de Deus e deve ser vivido com muito amor. O amor é o resumo de tudo o que Deus espera de nós e é a chave para abrir um ano novo abençoado!!!

Todos – “Agora, permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor, mas o maior destes é o AMOR!” FELIZ… (data)! FELIZ ANO NOVO, COM MUITO AMOR!

Autora: Leila R. Lança de Oliveira
Disponível em: https://meubaudeideias.wordpress.com/category/teatro/teatro-ano-novo

CASA ESPIRITUAL

Convidar seis pessoas para dar testemunhos de bênçãos recebidas em diferentes áreas, conforme especificado no programa. Chamá-las pelo nome, apresentando-as se não forem bem conhecidas (ministério que exerce, quanto tempo é membro da igreja, etc.).

Dirigente – Uma casa possui vários cômodos. Cada um possui características próprias, de acordo com sua função. Nós também, como servos de Deus, somos casa espiritual, edifício de Deus. Esta casa, que é a nossa vida, também pode ser dividida em cômodos, que são as diferentes áreas em que Deus, o Sábio Arquiteto, tem trabalhado em nós.

Vamos receber, agora, algumas pessoas que testemunharão a respeito do que Deus fez em sua vida este ano. Cada uma falará sobre uma área diferente em que foi tratada e abençoada.

Começaremos pela SALA DE ESTAR, o lugar onde recebemos as visitas. Por isso a compararemos, em nossa casa espiritual, com a área de relacionamentos. Ouviremos então um testemunho de alguém que teve os relacionamentos restaurados.

Sala De Estar – Este ano Deus restaurou meu relacionamento…

Dirigente – Agora vamos para a COPA, que por ser um lugar específico para refeições, em nossa casa espiritual podemos comparar com a área da provisão. Ouviremos então um testemunho de alguém que teve seu sustento suprido pelo Pai.

Copa – Este ano Deus me abençoou muito, suprindo as necessidades…

Dirigente – Da copa vamos para a COZINHA, o lugar onde se prepara os alimentos e, por isso, muito relacionada à saúde. Alguém irá compartilhar, agora, uma bênção recebida na área da saúde.

Cozinha – Este ano recebi uma cura…

Dirigente – Vamos entrar agora no QUARTO da nossa casa. O QUARTO é um local para descansar, dormir e sonhar. Vamos ouvir a experiência de alguém que descansou no Senhor e teve seu sonho realizado.

Quarto – Este ano tive um grande sonho realizado. Eu era uma pessoa muito ansiosa para que…

Dirigente – QUARTO, também, é lugar de intimidade. Em nossa casa espiritual é a área de relacionamento com Deus. Ouviremos uma pessoa que tem alcançado esta intimidade, buscando conhecê-lo melhor.

Quarto – Este ano procurei tirar tempo para ter mais intimidade com Deus…

Dirigente – Há ainda um lugar presente em toda edificação, o BANHEIRO, onde desfazemos de nossa sujeira. Em nossa casa espiritual podemos assemelhá-lo á santificação, o processo pelo qual procuramos nos lavar, nos purificar. Ouçam, agora, um testemunho sobre santificação.

Banheiro – Este ano experimentei maior santificação em minha vida…

Dirigente – Além de todos estes cômodos citados, nossa casa espiritual possui algumas características próprias, citadas em I Coríntios 3:9-17.

“Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa. Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo. Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado”.

Chegamos às seguintes conclusões:

  • O ENGENHEIRO que nos projetou é Deus;
  • Nosso ALICERCE é Jesus Cristo;
  • O MATERIAL utilizado deve ser puro e resistente como o ouro, que quando provado pelo fogo se purifica, tal como somos provados e purificados pelas aflições;
  • A MÃO-DE-OBRA que nos edifica é o corpo de Cristo, pois edificamos uns aos outros através do ministério de cada um;
  • Não somos uma obra acabada, estamos em CONSTRUÇÃO, dia após dia;
  • Como toda casa, temos um MORADOR: somos edificados para morada de Deus no Espírito.
  • Todos éramos moradas em ruínas, mas agora crescemos para TEMPLO SANTO no Senhor!

Dirigente ou pastor – Se há alguém aqui que não tem construído a sua casa, ou seja, a sua vida sobre o alicerce inabalável que é o Senhor Jesus, faça isto agora através desta oração…

Autora: Leila R. Lança de Oliveira
Disponível em: https://meubaudeideias.wordpress.com/category/programas-especiais/casa-espiritual-testemunhos

Colabore!

Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:

FALE CONOSCO

SDS Bloco M,
Entrada 14 –
Brasília/DF
CEP: 70394-900

sedelim@cbn.org.br

(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991

Convenção Batista Nacional
Todos os Direitos Reservados ® 2023