Recursos

Recurso para a o Natal

Contribuição feita por:
Edinéia

Breve Histórico

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo.  Deve ser um momento de alegria, exaltação e adoração ao Filho de Deus. Os anjos celebraram “Glória a Deus e paz aos homens…!” (Lc 2.14) em seu anúncio do nascimento de Jesus.  Em Cristo é possível o homem se reconciliar com Deus. Jesus nasceu, morreu, ressuscitou e está vivo!!! Então vamos celebrar.

Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua paixão e morte na cruz. A celebração do Natal de Jesus foi instituída, oficialmente, pelo Papa Libério, no ano 354 d.C. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus.

Uma curiosidade: origem da palavra Natal.    

Na língua latina o vocábulo Natal deriva de “Natividade”, referindo-se ao ‘Nascimento de Jesus’.  Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente ‘Missa de Cristo’.  Na língua alemã, é Weihnachten e tem o significado de ‘Noite Bendita’.

Modelos de Liturgia

A programação não difere muito. Sempre seguimos uma liturgia clássica. Mas, é importante ficar atento à linguagem, decoração, atividades e faixa etária presente.

  • Oração inicial
  • Momento do louvor – Músicas relacionadas ao Natal
    • Num berço de palha – André Valadão (CD Clássicos de Natal)
    • Pequena vila em Belém – André Valadão (CD Clássicos de Natal)
    • Brilha Jesus – Aline Barros (CD Canções de Natal)
    • Natal – (C.C.) Compositor: Charles Wesley
  • Leitura Bíblica
    • Leitura do texto da história que será contada
  • Oração – Um momento bem prazeroso de louvor e adoração através da oração.
    • Pode ser feita por crianças, previamente avisadas.
    • Pode ser feita por adultos presentes ao culto.
  • 2º Momento de louvor
    • Coral da Igreja / Apresentação musical das classes do Depto. Infanto-juvenil
    • Canto congregacional
      • Tudo é paz (C.C)
      • Noite feliz (C.C)
      • Nasce Jesus (C.C)
      • Por amor a nós – Eyshila
    • Apresentação dos visitantes
      • Apresentar com alegria, mostrando que nesta noite eles ouvirão uma história muito importante, que pode mudar a vida de cada um.
    • Apresentações especiais
      • Jogral
      • Poesia
      • Música especial apresentada por uma classe.
    • Oferta
      • Pode ser realizada por duas crianças, sob a orientação de um adulto.
      • Oração de agradecimento
    • Mensagem
      • Contação da história.
    • Apelo
      • Não deixe de fazer o apelo, pois durante todo culto o Espírito Santo esteve tocando corações.
      • Se tiver condições tecer, no apelo, o plano de salvação.
      • Use o livro sem palavras.
    • Oração final
      • É importante que o pastor da Igreja faça essa oração.
      • Oração de entrega e confirmação, se alguém aceitou a Jesus.
    • Benção apostólica
      • Proferida pelo pastor

LEMBRETES

  • Escrever com antecedência a letra dos cânticos para serem projetadas.
  • Confeccionar convites do culto especial de Natal, destinando-os aos familiares não salvos.
  • A equipe de recepção deve chegar com antecedência entregando um cartão de agradecimento pela presença.

Os avisos da semana devem ser projetados antes do início do culto e após seu término. Avisos durante a programação pode cortar o clima do culto. Converse com o seu pastor sobre o melhor momento para anunciá-los.

Recursos Auxiliares

Texto bíblico  – Lucas 1: 26 a 38

VERSÍCULO PARA DECORAR

  • Lucas 1: 30 “…Maria não temas, porque Deus se agradou de você!!!…”

 

INTRODUÇÃO: Apresente a todos um jornal. Pergunte se sabem o que é e depois explique sua utilidade que, às vezes, nos traz uma notícia ruim; outras vezes, a notícia é boa. Mas, hoje vamos falar de uma boa notícia. Pegue a sua Bíblia.

RECURSO DIDÁTICO PRÁTICO.  (Faça com todos)

Ensine-os a fazer o anjo: as asas são as mãos, unam os polegares com a palma das mãos virada para dentro e os dedos abertos, conforme figura ao lado.

HISTÓRIA BÍBLICA

A bíblia conta a história de uma jovem chamada Maria. Deus tinha uma notícia muito boa para lhe dar. Ele enviou um anjo (faça o anjo com as mãos) para falar com ela.

O anjo disse a Maria:

-“Deus mandou que lhe trouxesse uma boa notícia. Você terá um filho do próprio Deus. O nome dele será Jesus.” (Abaixe o anjo).

Ela ficou muito surpresa. Foi uma grande notícia para Maria. Ela ficou muito feliz.

O anjo (faça-o novamente) foi embora (abaixe as mãos) e Maria agradeceu a Deus por lhe dar uma notícia tão boa.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Recapitulando e aprendendo mais sobre a história, respondendo as perguntas abaixo, que podem ser projetadas ou feitas em folha A4 (individual). Podem, ainda, ser escritas em folha de papel AP, com letras grandes, onde todos possam ler.

  • Quem Deus enviou para dar uma boa notícia?
  • Como era o nome da moça que recebeu a notícia do anjo?
  • Qual foi a notícia?

Objetivo: Levá-los a entender que “a notícia é boa para nós também, por isso ficamos tão felizes quando chega o Natal”. Jesus nasceu!!

Texto bíblico – Lucas 2:1 a 7

RECURSOS UTILIZADOS

02 caixas (uma bem encapada e a outra simples).

  • Dentro da caixa bem encapada coloque uma coisa bem simples
  • Dentro da caixa simples coloque muitas balas, bombons, etc.

INTRODUÇÃO

Apresente as duas caixas e fale: Neste natal eu ganhei dois presentes e vou dividir com vocês. Qual vocês escolhem?

 Deixe que escolham e coloque sobre a mesa enquanto conta a história.

 

VERSÍCULO PARA DECORAR:

Mt. 1: 22  – ”….Tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta…”.

CONTAÇÃO DA HISTÓRIA BÍBLICA

Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Todos iam a sua cidade natal a fim de alistar-se (explicar o que é alistar). José também foi para Belém a fim de alistar-se e Maria estava com ele. Chegando lá, encontraram a cidade repleta de pessoas para o alistamento e, com isso, não havia lugar no hotel para eles se hospedarem.

José perguntou a um homem:

_ Você tem um lugar para eu e minha esposa ficarmos?

O dono respondeu:

_Se o senhor quiser tem só o lugar onde ficam os animais.

José e Maria, sem reclamar, agradeceram pelo lugar e ficaram lá, com os animais. O lugar era muito simples, mas foi ali que Jesus, o filho de Deus, nasceu.

Pergunte a todos:

  • Quem aqui ganha presente de natal?
  • Aguardar pelas respostas e explicar: no Natal o maior e melhor presente que recebemos é Jesus. Ele precisa nascer todos os dias em nosso coração para termos nossa vida transformada.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Como, provavelmente, todos escolheram o presente mais bonito para dividir, abra-o. Todos ficarão decepcionados. Não era o que esperavam pela decoração da caixa.

Então, abra a caixa simples e mostre o que tem dentro, para dividir com todos.  Explique que nem tudo que é bonito por fora é o melhor. Coisas boas também podem vir de maneira simples, como Jesus, que é o melhor presente de Deus para nós e veio de forma simples.

FAÇA O APELO

ORAÇÃO DE ENTREGA

VISUAL DA HISTÓRIA

  • Querida professora, com antecedência prepare e monte o seu presépio. Pode ser de papel, EVA ou material 3D, que você encontra nos brinquedos da sua sala.
  • À medida que conta a história vá montando o cenário.

Depois as crianças terão a oportunidade de fazer seu próprio presépio, conforme atividade anexada.

Texto bíblico – Lucas 2: 8 a 20

VERSÍCULO PARA DECORAR

  • Lucas 2: 14 – “Glória a Deus nas alturas e paz na terra…”

INTRODUÇÃO

Prepare um cenário de campo com os pastores, fogueira e ovelhas. Vamos levar nossos alunos, ou quem estiver ouvindo a história, a encarnar os acontecimentos daquela noite incrível e tão aguardada.

RECURSOS UTILIZADOS

  • Painel montado com TNT – Uma noite estrelada
  • Os pastores podem ser de papelão ou interpretados por adultos. Se o espaço for grande podem deitar-se no chão com o teto estrelado feito com papel laminado dourado.
  • Pedras feitas de isopor (grandes e médias) servem como travesseiro para alguns pastores.
  • Os gravetos da fogueira de EVA são enrolados em tubos de papel alumínio.
  • Fogo confeccionado em papel celofane amarelo, laranja e vermelho, colocado entre os pastores e as ovelhas.
  • Ovelhas feitas em EVA ou papel grosso ondulado, colocadas em pé, com suporte, e outras deitadas.
  • Estrela em neon, colocada antecipadamente e com o dispositivo para ligar, na hora da história, próximo à pessoa que está contando a história ou alguém responsável por isso.
  • Luzes do local apagadas, ficando apenas uma ou duas estrelas ligadas por um abajur.
  • Quando o anjo falar aos pastores todas as luzes devem ser apagadas, permanecendo acesa, apenas, a estrela maior. A voz do anjo será oculta.

Pronto! O visual para sua história está completo. Agora, é só contar bem devagar, dando ênfase à entonação de voz, fazendo suspense e deixando todos acordados e atentos.

HISTÓRIA BÍBLICA

 Havia pastores de ovelhas na vizinhança que se revezavam em turnos para tomar conta delas durante a noite. De repente, a escuridão da noite sumiu e um anjo de Deus  apareceu no meio deles. A glória de Deus brilhou onde estavam. Eles ficaram aterrorizados. Mas, o anjo os tranquilizou, dizendo:

        – “Não tenham medo! Eu vim para anunciar a melhor notícia do mundo: O Salvador acaba de nascer na Cidade de Davi! Ele é o Messias, o Senhor! Vocês o encontrarão. É um bebê e está enroladinho em panos, deitado numa manjedoura”.

         Imediatamente, junto ao anjo surgiu um imenso coro angelical, louvando a Deus:

        – “Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra a todos os homens que lhe agradam”.

Assim que o anjo foi embora, os pastores decidiram fazer uma coisa: deixaram as ovelhas e correram para Belém. Chegando lá encontraram o Filho de Deus!

Depois de ficarem um pouco com Jesus, os pastores voltaram para junto das ovelhas. Eles ficaram tão contentes que louvavam a Deus!

APLICAÇÃO PRÁTICA

 Ainda no cenário da história faça as perguntas abaixo e dê tempo para as repostas, sempre ensinando que só responde quem levanta a mão. Ainda pode-se dirigir a pergunta a uma pessoa específica. Caso ela não saiba a resposta, passa a vez.

  • Os pastores estavam em qual local?
  • Qual era a trabalho deles?
  • O trabalho que faziam era muito importante?
  • Eles deixaram tudo para visitar Jesus. Fizeram certo? Você acha que deixaram alguém cuidado das ovelhas ou elas ficaram sozinhas no campo?
  • E você, onde deve ir para aprender mais de Jesus?
  • Em qual livro está registrada a história dos pastores?

Mostrar a importância de ler a palavra de Deus, estando atento a tudo. Os pastores sabiam que o Salvador estava para nascer, por isso eles creram na palavra do anjo.

Deus pode falar conosco através da Bíblia, de um cântico, de uma pessoa, de um anjo, etc. Devemos sempre crer e esperar, pois Deus cumpre o que fala, assim como aconteceu com os pastores que estavam no campo.

VISUAL DA HISTÓRIA

Está descrito nos recursos que você utilizará durante a programação.

Texto bíblico – Isaías 9: 6

 

VERSÍCULO PARA DECORAR

  • Isaías 9:6 – “…Deus nos mandou um menino que será o nosso Rei. Ele será chamado de ‘Conselheiro Maravilhoso’, ‘Deus Poderoso’, ‘Pai Eterno’, ‘Príncipe da Paz’ ”.

RECURSO DIDÁTICO

  • Monte uma sala real com um trono;
  • Faça uma coroa de papel laminado dourado;
  • Faça uma capa real, em cetim;
  • Convide uma criança para se vestir de rei e assentar no trono;
  • Deixe alguns minutos para que possam interagir com a sala do trono. Depois que o rei estiver assentado convide alguns para visitar.

Mostre como é importante termos uma pessoa honesta, fiel e leal ao povo, exercendo o governo, cuidando da nossa cidade e do nosso país.

Jesus nasceu para isso, para ser o nosso Rei: Rei justo, honesto leal e cumpridor das suas promessas. Mostre como é importante orar por nossas autoridades, para que elas cumpram o seu dever com honra.

Tenha um tempo de oração por nossas autoridades e de gratidão por Jesus nascer para ser o nosso Rei.

INTRODUÇÃO – Pode ser apresentada enquanto usa o recurso didático.

Porque um filho nasceu para o nosso bem!! Um filho foi dado de presente a nós!! Ele vai assumir o governo do mundo. Seu nome será: Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.  A autoridade de seu governo se expandirá e não haverá limites para a restauração que ele promoverá. Governará com base no trono histórico de Davi, no reino prometido. O reino será estabelecido firmemente e se manterá por meio da justiça e vida íntegra; começa agora e durará para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará tudo isso.

CONTAÇÃO DA HISTÓRIA

          Havia uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré. Ela tinha um coração puro e bom. Por isso achou graça diante de Deus que a escolheu para ser a mãe de seu Filho, Jesus, o Salvador do mundo.

Então, Deus enviou um anjo até a casa de Maria, que lhe disse:

– Maria, não temas! O Senhor é contigo! Trago novas de grande alegria. Achaste graça diante de Deus. Eis que darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será chamado de filho do Altíssimo e será o Príncipe da Paz.

        Maria ficou muito feliz e encheu o seu coração de gratidão.

Passaram-se nove meses. A barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo, José, para Belém, para ele se alistar. Era o censo (explicar o que significa censo).

Quando chegaram a Belém, a cidade estava cheia de gente. Pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento (censo). José não conseguiu nenhuma vaga nos hotéis da cidade. Estavam superlotados. Ele falou ao dono de um hotel, que visitara:

          – Amigo, minha esposa vai dar à luz. Será que você não tem um lugarzinho que ela possa, ao menos, passar esta noite?

          O homem respondeu:

          – Só tem o estábulo, onde ficam os animais. Se você quiser podem passar a noite lá.

         E lá se foram, José e Maria, para o estábulo, a casa dos animais. Era um lugar simples, humilde e, ali mesmo, chegando a hora, Maria deu à luz, ou seja, Jesus nasceu. Nasceu o Salvador do Mundo, o Príncipe da Paz!!

           Maria o enrolou em um lençol e o colocou num bercinho de palha, chamado de manjedoura.

           Enquanto isso, sabem o que aconteceu lá no campo? Estavam os pastores cuidando de suas ovelhas quando um anjo do Senhor apareceu e contou-lhes a boa notícia:

         –  Hoje, na cidade de Belém, nasceu o Salvador. Sigam a estrela e vocês o encontrarão.

         De repente apareceram muitos anjos, cantando:

         – Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens.

         É, realmente, hoje em dia precisamos de paz.

Os pastores foram a Belém, ao encontro de Jesus e ficaram felizes em conhecê-lo. Além dos pastores outras três pessoas também foram visitá-lo: três reis magos que moravam no oriente e que esperavam o nascimento do Salvador. Eles viram a estrela, a seguiram e encontraram Jesus, Maria e José. O bebê Jesus recebeu seus primeiros presentes: ouro, incenso e mira.

Aquela foi a noite mais feliz de todas as noites, pois o filho de Deus havia nascido,  trazendo felicidade, paz, amor e salvação aos homens.

Sabe o que é mais interessante? Jesus pode nascer hoje em seu coração. Basta você convidá-lo a vir morar em sua vida, lavando seus pecados e purificando-o.

APLICAÇÃO PRÁTICA

Para reflexão:

  • Quem está assentado no trono do seu coração?
  • O trono está vazio? (Mostre o trono, feito com palito de picolé, e o trono grande – recurso didático).
  • Quem você quer que se assente no trono?
  • Quem está governando a sua vida?
  • Quem é o seu Rei?

Dê tempo para a reflexão e para as decisões.

ORAÇÃO DE CONFISSÃO E ENTREGA

  • Pode ser feita pelo pastor ou por outro(a) professor(a). As crianças que vieram à frente repetem em voz alta.

ORAÇÃO FINAL

RECURSO VISUAL DA HISTÓRIA

Monte uma sala de rei:

  • Mobília adequada: tapetes, luzes, brilho, cortinas vermelhas e/ou douradas;
  • Mesinha de centro, com flores bem grandes e vistosas, e almofadas;
  • Providencie a roupa do rei e a pessoa que se assentará no trono;
  • Enquanto a história é contada deve-se projetar na parede as cenas do nascimento de Jesus. As imagens podem ser adquiridas na internet.

 

SEGUE ATIVIDADES QUE PODEM SER FEITAS PELOS ALUNOS.

Atividade com a coroa: cada aluno fará de uma maneira diferente para ficar mais bonita, porém o professor deve apresentar, ao final, a verdadeira coroa que Jesus recebeu: a coroa de espinhos.

 

SUGESTÃO DE DECORAÇÃO

  • Decore a igreja ou sua sala com estrelas grandes, pequenas e médias. Use sobras de papel laminado ou EVA com gliter;
  • Faça anjinhos em material branco (cartolina ou EVA) e use arame nas asas para mantê-las abertas;
  • Uma boa ideia é fazer o Smilinguido, em EVA ou papel camurça, com um gorrinho vermelho (encontrado em casa de decoração) e cachecol;
  • Faça uma decoração de Natal na porta de sua sala com algodão, para fazer as nuvens, e papel laminado, para as estrelas;
  • Uma sugestão divertida é fazer uma guirlanda de rolo de papel higiênico. Peça aos alunos que tragam os rolinhos de casa e eles mesmos podem ajudar na confecção (modelo anexo);
  • Árvore Missionária – Monte uma árvore de natal com bolas grandes e pequenas (vermelha, dourada ou prata) e coloque luz branca ou colorida. As crianças devem trazer uma oferta (avise aos pais sobre isso e peça a colaboração deles). Coloque a oferta em saquinhos vermelhos e deixe que cada um a pendure na árvore. Permanecerão lá durante todo o culto. Ao final, recolha, conte e guarde. Repita o procedimento no próximo culto. Terminado o prazo estabelecido, entregue a oferta para missões;
  • Faça um portal verde, com bastante folhagem, e coloque um grande laço vermelho laminado ao centro. Espalhe pequenas borboletas e luz em neon (podendo ligar sempre que quiser). Todos, ao entrar, passarão pelo portal;
  • Natal Missionário – faça o portal, confeccione as bandeiras das nações (impressas ou coloridas), fixe-as em um palito de churrasco e espalhe por todo o salão de culto. Use lâmpadas unindo as bandeiras, que podem ser ligadas, principalmente, nos cultos à noite. Tenha um momento missionário apresentando um missionário da JAMI e orando por ele.

 

LEMBRANCINHAS

  • Livrinho do agradecimento: recortar e colar em um bloquinho coisas pelas quais somos gratos a Deus. Devem ser embalados e entregues ao final do culto;
  • Bilhete de gratidão: a educadora pedirá aos alunos que escrevam bilhetinhos de gratidão; recolher e preparar pergaminhos enrolados e amarrados com fita. Podem ser entregues aos pais dos alunos;
  • Amigo mensagem: cada criança confecciona um cartão de natal a um amigo, que será sorteado, para entregar no dia do culto de Natal;
  • Manjedoura: feita pelos próprios alunos, com antecedência, em palito de picolé com o versículo bíblico da história e entregue aos visitantes;
  • Biscoito: em formato de sinos, estrelas, pombinhas e bolas, enrolados em saquinhos transparentes, devem ser dados a todos;
  • Com muita antecedência, comece a ajuntar latas de leite ninho, Nescau e outras. Peça ajuda às mamães (elas são boas nisso).
    • Economize e compre tintas artísticas (não pode ser guache) e vários pinceis. Prepare-se para o dia da pintura: mande bilhetinhos às mamães, informando o tipo de roupa que a criança deve usar, forre as mesas com jornal e mãos à obra!!
    • A tinta pode ser substituída por tecidos natalinos, fitas, botões, sianinhas, juta, etc. Utilize acessórios de costura para enfeitar as latas. Veja foto anexada;
    • É possível utilizar, também, papel de presente natalino. Concluída a atividade, é bom esperar secar e passar uma demão de goma laca para dar brilho ao trabalho (deverá ser feito pela professora);
    • Outros materiais que podem ser utilizados: EVA colorido, gliter escolar, pote de sorvete, etc.

 

MÚSICAS

  • Apresentadas pelas crianças em um grande coral.
  • Apresentadas por um grupo específico (trio ou quarteto), devidamente ensaiado e com a letra bem decorada.
  • Participação especial do coral da igreja.
  • Intercalando a contação da história com o coral, cuja música reafirme sua mensagem.

 

Na sugestão de liturgia básica do Culto de Natal tem indicações de músicas natalinas, conforme relação abaixo.

  • Nasceu o Cristo Redentor – Francis Bottoni;
  • Natal Cantor Cristão – Charles Wesley;
  • Nasce Jesus Cantor Cristão – Manuel Avelino de Souza;
  • Nasce Jesus Cantor Cristão – Robert Hawkey Moreton;
  • Num Berço de Palhas – André Valadão.
Clique aqui para baixar as letras das músicas em pdf.

 JOGRAIS E  POESIAS DE NATAL

Clique aqui para baixar  letras jograis em pdf.

Colabore!

Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:

FALE CONOSCO

SDS Bloco M,
Entrada 14 –
Brasília/DF
CEP: 70394-900

sedelim@cbn.org.br

(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991

Convenção Batista Nacional
Todos os Direitos Reservados ® 2023