Contribuição feita por:
Edinéia
O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Deve ser um momento de alegria, exaltação e adoração ao Filho de Deus. Os anjos celebraram “Glória a Deus e paz aos homens…!” (Lc 2.14) em seu anúncio do nascimento de Jesus. Em Cristo é possível o homem se reconciliar com Deus. Jesus nasceu, morreu, ressuscitou e está vivo!!! Então vamos celebrar.
Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua paixão e morte na cruz. A celebração do Natal de Jesus foi instituída, oficialmente, pelo Papa Libério, no ano 354 d.C. Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus.
Uma curiosidade: origem da palavra Natal.
Na língua latina o vocábulo Natal deriva de “Natividade”, referindo-se ao ‘Nascimento de Jesus’. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente ‘Missa de Cristo’. Na língua alemã, é Weihnachten e tem o significado de ‘Noite Bendita’.
A programação não difere muito. Sempre seguimos uma liturgia clássica. Mas, é importante ficar atento à linguagem, decoração, atividades e faixa etária presente.
LEMBRETES
Os avisos da semana devem ser projetados antes do início do culto e após seu término. Avisos durante a programação pode cortar o clima do culto. Converse com o seu pastor sobre o melhor momento para anunciá-los.
Texto bíblico – Lucas 1: 26 a 38
VERSÍCULO PARA DECORAR
INTRODUÇÃO: Apresente a todos um jornal. Pergunte se sabem o que é e depois explique sua utilidade que, às vezes, nos traz uma notícia ruim; outras vezes, a notícia é boa. Mas, hoje vamos falar de uma boa notícia. Pegue a sua Bíblia.
RECURSO DIDÁTICO PRÁTICO. (Faça com todos)
Ensine-os a fazer o anjo: as asas são as mãos, unam os polegares com a palma das mãos virada para dentro e os dedos abertos, conforme figura ao lado.
HISTÓRIA BÍBLICA
A bíblia conta a história de uma jovem chamada Maria. Deus tinha uma notícia muito boa para lhe dar. Ele enviou um anjo (faça o anjo com as mãos) para falar com ela.
O anjo disse a Maria:
-“Deus mandou que lhe trouxesse uma boa notícia. Você terá um filho do próprio Deus. O nome dele será Jesus.” (Abaixe o anjo).
Ela ficou muito surpresa. Foi uma grande notícia para Maria. Ela ficou muito feliz.
O anjo (faça-o novamente) foi embora (abaixe as mãos) e Maria agradeceu a Deus por lhe dar uma notícia tão boa.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Recapitulando e aprendendo mais sobre a história, respondendo as perguntas abaixo, que podem ser projetadas ou feitas em folha A4 (individual). Podem, ainda, ser escritas em folha de papel AP, com letras grandes, onde todos possam ler.
Objetivo: Levá-los a entender que “a notícia é boa para nós também, por isso ficamos tão felizes quando chega o Natal”. Jesus nasceu!!
Texto bíblico – Lucas 2:1 a 7
RECURSOS UTILIZADOS
02 caixas (uma bem encapada e a outra simples).
INTRODUÇÃO
Apresente as duas caixas e fale: Neste natal eu ganhei dois presentes e vou dividir com vocês. Qual vocês escolhem?
Deixe que escolham e coloque sobre a mesa enquanto conta a história.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
Mt. 1: 22 – ”….Tudo aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta…”.
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA BÍBLICA
Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Todos iam a sua cidade natal a fim de alistar-se (explicar o que é alistar). José também foi para Belém a fim de alistar-se e Maria estava com ele. Chegando lá, encontraram a cidade repleta de pessoas para o alistamento e, com isso, não havia lugar no hotel para eles se hospedarem.
José perguntou a um homem:
_ Você tem um lugar para eu e minha esposa ficarmos?
O dono respondeu:
_Se o senhor quiser tem só o lugar onde ficam os animais.
José e Maria, sem reclamar, agradeceram pelo lugar e ficaram lá, com os animais. O lugar era muito simples, mas foi ali que Jesus, o filho de Deus, nasceu.
Pergunte a todos:
APLICAÇÃO PRÁTICA
Como, provavelmente, todos escolheram o presente mais bonito para dividir, abra-o. Todos ficarão decepcionados. Não era o que esperavam pela decoração da caixa.
Então, abra a caixa simples e mostre o que tem dentro, para dividir com todos. Explique que nem tudo que é bonito por fora é o melhor. Coisas boas também podem vir de maneira simples, como Jesus, que é o melhor presente de Deus para nós e veio de forma simples.
FAÇA O APELO
ORAÇÃO DE ENTREGA
VISUAL DA HISTÓRIA
Depois as crianças terão a oportunidade de fazer seu próprio presépio, conforme atividade anexada.
Texto bíblico – Lucas 2: 8 a 20
VERSÍCULO PARA DECORAR
INTRODUÇÃO
Prepare um cenário de campo com os pastores, fogueira e ovelhas. Vamos levar nossos alunos, ou quem estiver ouvindo a história, a encarnar os acontecimentos daquela noite incrível e tão aguardada.
RECURSOS UTILIZADOS
Pronto! O visual para sua história está completo. Agora, é só contar bem devagar, dando ênfase à entonação de voz, fazendo suspense e deixando todos acordados e atentos.
HISTÓRIA BÍBLICA
Havia pastores de ovelhas na vizinhança que se revezavam em turnos para tomar conta delas durante a noite. De repente, a escuridão da noite sumiu e um anjo de Deus apareceu no meio deles. A glória de Deus brilhou onde estavam. Eles ficaram aterrorizados. Mas, o anjo os tranquilizou, dizendo:
– “Não tenham medo! Eu vim para anunciar a melhor notícia do mundo: O Salvador acaba de nascer na Cidade de Davi! Ele é o Messias, o Senhor! Vocês o encontrarão. É um bebê e está enroladinho em panos, deitado numa manjedoura”.
Imediatamente, junto ao anjo surgiu um imenso coro angelical, louvando a Deus:
– “Glória a Deus nas maiores alturas, paz na terra a todos os homens que lhe agradam”.
Assim que o anjo foi embora, os pastores decidiram fazer uma coisa: deixaram as ovelhas e correram para Belém. Chegando lá encontraram o Filho de Deus!
Depois de ficarem um pouco com Jesus, os pastores voltaram para junto das ovelhas. Eles ficaram tão contentes que louvavam a Deus!
APLICAÇÃO PRÁTICA
Ainda no cenário da história faça as perguntas abaixo e dê tempo para as repostas, sempre ensinando que só responde quem levanta a mão. Ainda pode-se dirigir a pergunta a uma pessoa específica. Caso ela não saiba a resposta, passa a vez.
Mostrar a importância de ler a palavra de Deus, estando atento a tudo. Os pastores sabiam que o Salvador estava para nascer, por isso eles creram na palavra do anjo.
Deus pode falar conosco através da Bíblia, de um cântico, de uma pessoa, de um anjo, etc. Devemos sempre crer e esperar, pois Deus cumpre o que fala, assim como aconteceu com os pastores que estavam no campo.
VISUAL DA HISTÓRIA
Está descrito nos recursos que você utilizará durante a programação.
Texto bíblico – Isaías 9: 6
VERSÍCULO PARA DECORAR
RECURSO DIDÁTICO
Mostre como é importante termos uma pessoa honesta, fiel e leal ao povo, exercendo o governo, cuidando da nossa cidade e do nosso país.
Jesus nasceu para isso, para ser o nosso Rei: Rei justo, honesto leal e cumpridor das suas promessas. Mostre como é importante orar por nossas autoridades, para que elas cumpram o seu dever com honra.
Tenha um tempo de oração por nossas autoridades e de gratidão por Jesus nascer para ser o nosso Rei.
INTRODUÇÃO – Pode ser apresentada enquanto usa o recurso didático.
Porque um filho nasceu para o nosso bem!! Um filho foi dado de presente a nós!! Ele vai assumir o governo do mundo. Seu nome será: Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. A autoridade de seu governo se expandirá e não haverá limites para a restauração que ele promoverá. Governará com base no trono histórico de Davi, no reino prometido. O reino será estabelecido firmemente e se manterá por meio da justiça e vida íntegra; começa agora e durará para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará tudo isso.
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA
Havia uma moça chamada Maria que morava na cidade de Nazaré. Ela tinha um coração puro e bom. Por isso achou graça diante de Deus que a escolheu para ser a mãe de seu Filho, Jesus, o Salvador do mundo.
Então, Deus enviou um anjo até a casa de Maria, que lhe disse:
– Maria, não temas! O Senhor é contigo! Trago novas de grande alegria. Achaste graça diante de Deus. Eis que darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será chamado de filho do Altíssimo e será o Príncipe da Paz.
Maria ficou muito feliz e encheu o seu coração de gratidão.
Passaram-se nove meses. A barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo, José, para Belém, para ele se alistar. Era o censo (explicar o que significa censo).
Quando chegaram a Belém, a cidade estava cheia de gente. Pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento (censo). José não conseguiu nenhuma vaga nos hotéis da cidade. Estavam superlotados. Ele falou ao dono de um hotel, que visitara:
– Amigo, minha esposa vai dar à luz. Será que você não tem um lugarzinho que ela possa, ao menos, passar esta noite?
O homem respondeu:
– Só tem o estábulo, onde ficam os animais. Se você quiser podem passar a noite lá.
E lá se foram, José e Maria, para o estábulo, a casa dos animais. Era um lugar simples, humilde e, ali mesmo, chegando a hora, Maria deu à luz, ou seja, Jesus nasceu. Nasceu o Salvador do Mundo, o Príncipe da Paz!!
Maria o enrolou em um lençol e o colocou num bercinho de palha, chamado de manjedoura.
Enquanto isso, sabem o que aconteceu lá no campo? Estavam os pastores cuidando de suas ovelhas quando um anjo do Senhor apareceu e contou-lhes a boa notícia:
– Hoje, na cidade de Belém, nasceu o Salvador. Sigam a estrela e vocês o encontrarão.
De repente apareceram muitos anjos, cantando:
– Glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens.
É, realmente, hoje em dia precisamos de paz.
Os pastores foram a Belém, ao encontro de Jesus e ficaram felizes em conhecê-lo. Além dos pastores outras três pessoas também foram visitá-lo: três reis magos que moravam no oriente e que esperavam o nascimento do Salvador. Eles viram a estrela, a seguiram e encontraram Jesus, Maria e José. O bebê Jesus recebeu seus primeiros presentes: ouro, incenso e mira.
Aquela foi a noite mais feliz de todas as noites, pois o filho de Deus havia nascido, trazendo felicidade, paz, amor e salvação aos homens.
Sabe o que é mais interessante? Jesus pode nascer hoje em seu coração. Basta você convidá-lo a vir morar em sua vida, lavando seus pecados e purificando-o.
APLICAÇÃO PRÁTICA
Para reflexão:
Dê tempo para a reflexão e para as decisões.
ORAÇÃO DE CONFISSÃO E ENTREGA
ORAÇÃO FINAL
RECURSO VISUAL DA HISTÓRIA
Monte uma sala de rei:
SEGUE ATIVIDADES QUE PODEM SER FEITAS PELOS ALUNOS.
Atividade com a coroa: cada aluno fará de uma maneira diferente para ficar mais bonita, porém o professor deve apresentar, ao final, a verdadeira coroa que Jesus recebeu: a coroa de espinhos.
SUGESTÃO DE DECORAÇÃO
LEMBRANCINHAS
MÚSICAS
Na sugestão de liturgia básica do Culto de Natal tem indicações de músicas natalinas, conforme relação abaixo.
JOGRAIS E POESIAS DE NATAL
Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:
SDS Bloco M,
Entrada 14 – Brasília/DF
CEP: 70394-900
sedelim@cbn.org.br
(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991