O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, no ano de 1857, as operárias de uma indústria têxtil, em Nova Iorque, entraram em greve ocupando a fábrica, reivindicando a redução do horário de trabalho, de 16 horas por dia, para 10 horas. Essas operárias, aproximadamente 140 mulheres, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, morreram em função de um incêndio na fábrica, originado pelas péssimas condições de trabalho e de segurança do edifício.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League. Essa associação tinha como principal objetivo ajudar as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias, no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e, as rosas, uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, na conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem às vítimas do incêndio, comemorar, no dia 8 de março, o “Dia Internacional da Mulher”.
Nos países ocidentais a data foi esquecida por longo tempo, somente sendo recuperada pelo movimento feminista na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Os empregadores, certamente sem pretender evocar o espírito das operárias grevistas, costumavam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre as suas funcionárias que lutavam por conquistas sociais, políticas e econômicas.
Feliz dia da mulher!
Disponham-se a servir a Jesus com alegria e a fazer o melhor para que o nome d’Ele seja proclamado, conhecido e adorado.
Solicite ao pastor um domingo, pela manhã ou à tarde, para trabalhar em função dessa data.
Não organize nada na frente de seus convidados. Deixe tudo pronto, no mínimo, uma hora antes do início do evento. O resultado agradará a você e às convidadas. Atrasar é deselegante.
Que tipo de programação realizar?
Muitas ideias podem surgir a partir da necessidade e oportunidade da igreja:
Modelo 1
1. Boas vindas
2. Oração
3. Leitura bíblica
4. Louvor
5. Mensagem
6. Lanche/confraternização
Modelo 2
1. Boas vindas
2. Leitura bíblica
3. Oração
4. Jogral
5. Lanche (servir as mulheres assentadas à mesa)
Modelo 3
1. Boas vindas
2. Oração
3. Leitura bíblica
4. Louvor congregacional
5. Teatro
6. Mensagem
7. Confraternização: lanche, sorteio de literatura, livretos, Bíblia e outros mimos.
As boas vindas podem ser dadas por uma anfitriã ou a esposa do pastor que aproveitará a oportunidade para apresentar os propósitos da UEFBN, horário de cultos, etc.
Dê preferência a palestrantes da Convenção Batista Nacional. Talvez o que você procura esteja na multidão, próximo a você.
Tt 2:3-5 – Da mesma forma, ensine as mulheres mais velhas a se comportarem de forma que conduzam as pessoas à vida santa. Elas não devem ser caluniadoras nem escravas de bebida em excesso. Devem ensinar o que é bom, orientando, dessa forma, às mulheres mais jovens:
Estamos comemorando os 50 anos da CBN. Explore esse momento do jubileu. Substitua a cor “rosa”, do cenário, e utilize o dourado com branco e vermelho.
MÚSICAS
Autor: Rafael Nogueira
Eu tentei lhe comparar a uma palmeira. De verdade, você é elegante e seus cabelos esvoaçam, mas as palmeiras não têm o seu sorriso lindo.
Então tentei lhe comparar a uma mangueira, que produz frutos radiantes como os seus, mas a mangueira não tem a graça da palmeira e muito menos a sua.
Então resolvi lhe comparar a uma roseira, de rosas cor de rosa, como deve ser uma menina, vi nela a sua feminilidade, mas vi também muitos espinhos que não existem em você.
Por fim, tentei comparar-lhe a uma macieira e percebi que suas maçãs tinham rostos lindos e semblante meigo como o seu, mas encontrei nelas uma acidez que não sinto em você.
Desisti e decidi que você é incomparável com sua elegância, seu sorriso, seus frutos, sua doçura, sua lisura moral, seu rosto de maçãs lindas, sua meiguice…
PARABÉNS ÀS MULHERES!
Autor: Antônio Costa
Mulher, obra prima da criação
Que Deus fez com primor e com carinho;
Um grande presente para Adão
– flor perfumada, sem ter espinho.
Pra abençoar o nosso caminho
A fez o Senhor, com perfeição;
Fazendo do lar o mais doce ninho,
Enchendo de amor nosso coração!
Vida que dá força para a lida
E vida que gera uma outra vida,
Companheira que anima nossa fé…
A beleza em forma de pessoa,
Namorada e “mãe” – que coisa boa!
Parabéns para o dia da mulher! …
Autor: Pr. Elcimar Fernandes
O diálogo a seguir acontece entre dois amigos, ainda uniformizados, se despedindo na porta da empresa, depois de uma longa noite de trabalho.
Amigo 2 – Nada melhor que ir pra casa descansar depois de uma longa noite de trabalho.
Amigo 1 – É Verdade! Mas eu ainda vou passar na floricultura, antes de ir pra casa.
Amigo 2 – Por que você vai à floricultura? Tem alguém fazendo aniversário?
Amigo 1 – Não, cara! É o Dia Internacional da Mulher.
Amigo 2 – Ah! Fala sério!!! Para com isso, meu amigo! Você vai deixar sua mulher mal acostumada.
Amigo 1 – Que nada! Vale a pena! Dia Internacional da Mulher é só uma vez ao ano.
Amigo 2 – É por esse motivo que digo à minha esposa que todo dia é dia da mulher. Assim, não tenho que comprar presentes. Afinal de contas, essa é só mais uma data comercial! Por que comemorar o dia da mulher? Só porque algumas operárias, eu não sei onde e nem quando, morreram queimadas? E, além do mais, mulher é igual a homem, e, no entanto, ninguém comemora o Dia Internacional do Homem.
Amigo 1 – Tudo bem! Diante de Deus homens e mulheres têm o mesmo valor. Mas, em nossa sociedade é necessário um dia especial para as mulheres exatamente por causa de homens machistas, como você. Elas merecem ser homenageadas, pois, tem coisa que só mulher tem habilidade pra fazer.
Amigo 2 – O quê, por exemplo? Cuidar da casa?
Amigo 1 – Pode ser. Imagina a habilidade de um homem arrumando a casa!….
(Cena ou imagem de uma mulher varrendo a casa.)
Amigo 2 – Mas, aí você está sendo mais machista do que eu, dizendo que só as mulheres arrumam bem a casa. Tem homens que até cozinham!
Amigo 1 – Tudo bem! Homem pode até cozinhar, varrer, lavar, passar. Mas quero ver um homem fazer isso tudo ao mesmo tempo, como as mulheres fazem.
Amigo 2 – É verdade! Mulher consegue fazer um monte de coisas ao mesmo tempo.
Amigo 1 – E não só isso: elas fazem muitas coisas e também conseguem atender várias pessoas ao mesmo tempo.
(Cena ou imagem de uma mãe com uma criança no colo e falando ao celular.)
Amigo 1 – Só as mulheres dão conta de alimentar o filho, falar ao celular, responder uma pergunta do marido e, ainda, dar palpite na conversa de alguém por perto. Tudo isso ao mesmo tempo.
Amigo 2 – Mesmo assim não concordo com o Dia Internacional da Mulher. O que elas fazem não é nada demais!
Amigo 1 – Tudo bem! Vou te falar outra coisa, que só as mulheres conseguem fazer.
Amigo 2 – Pode falar, advogado das mulheres! (Risos)
Amigo 1 – Com esse meu último argumento, você terá que concordar. Tem uma coisa que, com certeza, só uma mulher dá conta de fazer: DAR A LUZ.
(Cena ou imagem de uma mulher grávida, próxima a dar a luz.)
Amigo 1 – Apesar de sermos mais fortes e até musculosos, não suportamos a dor. Tem homem que, por causa de um corte no dedão, fica com os pés pra cima um mês; e, quando pega um resfriado, quer receber sopinha quente na cama. Imagina se tivéssemos que enfrentar a dor do parto??!!
Amigo 2 – É, você é um ótimo advogado das mulheres! (Risos) Você se importa em me dar uma carona?
Amigo 1 – Claro que não! Pra onde você vai?
Amigo 2 – Pro mesmo lugar que você. Vou à floricultura comprar flores pra minha esposa. Se têm coisas que só uma mulher sabe fazer, tem coisas, também, que só um homem sabe. E, uma dessas, é homenagear a mulher amada.
FELIZ DIA DA MULHER!
Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:
SDS Bloco M,
Entrada 14 – Brasília/DF
CEP: 70394-900
sedelim@cbn.org.br
(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991