Recursos

Recurso para o Dia do Pastor

Contribuição feita por: Vera Lúcia
Coordenadora da UEFBN região Sudeste.

Breve Histórico

Um recorte do Jornal Batista, datado de 08 de junho de 1975, conta a história de como foi instituído o Dia do Pastor. De acordo com os escritos da época, a criação da homenagem é juninamente brasileira e batista. Sempre no segundo domingo de maio, era comemorado o Dia da Junta de Beneficência, da Convenção Batista Brasileira. Em 1955, a Junta resolveu comemorar a data realizando uma campanha para a “Caixa de Socorro”, um projeto que arrecadava fundos para ajudar os pastores da Convenção Batista que eram aposentados e outros que nem aposentadoria possuíam. Como nesse tempo a Junta de Beneficência tinha fama de ser muito rica, provavelmente a campanha de arrecadação para ajudar os pastores não teria bom êxito. Sugeriu-se, então, a mudança da nomenclatura de “Dia da Junta da Beneficência” para “Dia do Pastor”. Na ocasião, a Junta dividia a data com o Dia das Mães. Por este fato ficou resolvido que a comemoração passaria do segundo domingo de maio para o segundo domingo de junho. Foi assim criado um dia para valorizar aquele que, por amor à obra de Deus, cuida das ovelhas do Senhor.

Adaptado – Fonte: http://ibatistaesperanca.blogspot.com.br

 

Modelo(s) de Liturgia

Modelo 1

      1. Abertura – Leitura do texto bíblico – Jeremias 3:15
     2. Apresentação do jogral: “Eu Sou o Senhor teu Deus” ou da poesia: “Meu Pastor”
     3. Louvor de gratidão- Hino 566 CC: “Jesus, Pastor Amado”
     4. Homenagem dos representantes dos departamentos da igreja – Convidar o pastor e sua família pra sentarem-se à frente da Igreja e receber as palavras de carinho.
     5. Entrega de presentes ao pastor e família.
     6. Palavra Final – O pastor encerrará o momento com suas considerações e uma oração de gratidão.

 

Modelo 2

     1. Abertura – Louvor especial e oração
     2. Convidar o pastor e sua família a sentarem-se à frente para a homenagem.
     3. Apresentação do jogral – “Dia do Pastor”
     4. Narração de fatos importantes da vida do pastor e de sua família.
     5. Recitar a poesia: “Ser Pastor”.
     6. Encerramento: Palavra de gratidão por parte de um dos filhos do pastor.

Modelo 3

     1. Abertura – Apresentação musical das crianças
     2. Homenagem – Apresentação de cada departamento da igreja
     3. Mensagem – Convidado especial
     4. Leitura da reflexão: “Existe alguém”
     5. Oração pelo pastor e família
     6. Entrega de presentes

 

Indicação de Textos Bíblicos

  • Jr. 3:15 – “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.”
  • Ef. 4:7,11, 12 – “A cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, evangelistas PASTORES e mestres para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo.”
  • Hb. 13:7 e 17- “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”

 

Sugestão de Decoração

  • Painel na entrada da igreja com a figura de um pastor com cajado e ovelhas
  • Painel com desenhos de mãozinhas das crianças da igreja, escrito: “Ao pastor, com carinho!”
  • Painel histórico – Com antecedência, consiga com a esposa do pastor (sem que ele saiba) fotos e fatos interessantes de vários períodos de sua vida, família e de seu ministério: infância, mocidade, tempo de seminário, ordenação, namoro, casamento, filhos, “hobby”, a 1ª Igreja, batismos e casamentos realizados, comemorações na igreja, etc.

 

Lembrancinhas

  • Desafiar antecipadamente a igreja e preparar uma grande cesta com presentes para o pastor e família.
  • Dar de presente um final de semana num hotel, com tudo pago.
  • Organizar com a igreja um café, super-especial, no domingo pela manhã.
  • Confeccionar uma faixa com mensagem carinhosa alusiva a data e fixá-la, pela manhã, em frente a igreja, antes da sua chegada.
  • Confeccionar um cartão gigante, onde todos os membros escrevam uma mensagem de carinho.
  • Entregar ao pastor um diploma ou placa de homenagem.
  • Presentear a esposa com um arranjo de flores.

 

Recursos Auxiliares

Músicas

  • Jesus, pastor amado – Hino 566 – Cantor Cristão
  • Pastor – Vaneyse
  • Ao pastor com carinho – Cristina Mel
  • Eu tenho um chamado – Quatro por um

Poesias

Vida de pastor

Autor: Rafael Nogueira de Almeida

 
Se tu me amas, pastor
Cuida dos meus cordeiros
Se tu me tens amor
Cuida dos meus carneiros
Se tu me amas mesmo
Cuida o tempo inteiro
 
Cuida bem dos meus cordeiros
Cuida da ovelha ferida
Cuida da que está doente
Vai atrás da perdida
Cuida da que está fraca
Viva assim a tua vida

Ser Pastor

Autor: Pr. Irland Pereira de Azevedo

 
SER PASTOR é estar inserido no plano de Deus para a redenção da humanidade. Deus não tem outro plano: nem enviar seus anjos, nem dispor de um imenso amplificador para que Sua própria voz transmita com perfeição, e sem distorções, Sua palavra de redenção. Seu plano consistiu no envio de homens.
 

SER PASTOR é ser auxiliar de Cristo a “remar” no barco de Seu Reino, sob suas ordens. Não é ser dono da igreja, nem definidor de seu destino. É, sim, estar com Cristo, para assisti-lo. E é ser mordomo, administrador responsável dos mistérios de Deus, evangelho que por séculos esteve oculto dos homens e que se manifestou em Cristo.

SER PASTOR é ser arauto que solene, grave e dignamente anuncia os decretos do Rei; é ser profeta a falar da parte do Senhor; é ser sacerdote, – por que não? – a abraçar as aflições e as dores da humanidade e levá-las à presença do Sumo Sacerdote, Jesus Cristo.

SER PASTOR é ser mestre a retirar das despensas de Deus a palavra que instrui, informa, transforma e orienta para o tempo e a eternidade.

SER PASTOR é ser conselheiro pronto a ouvir, compreender e ajudar; o amigo que tem a palavra oportuna e veraz, a mediar o bálsamo divino para corações feridos.

SER PASTOR é ser líder do povo de Deus, que aparece menos pela autoridade que reivindica, pelo domínio que pretende exercer, e mais, muito mais, pelo caráter, pela integridade, pelo exemplo. (1Ped. 5:2, 3).

SER PASTOR não é ser o “faz-tudo”, o “manda – chuva”, o “super-astro” a brilhar na ribalta de uma tribuna sagrada, que se transforma em passarela de exibicionismo e vaidade. Não! É ser “preparador”, “treinador”, “habilitador” do povo de Deus, para que este sirva, edifique a igreja, promova o Reino de Deus no mundo, cresça enquanto serve, sirva enquanto amadurece e tem por padrão a excelência da estatura do varão perfeito, Jesus Cristo.

SER PASTOR não é ser super-homem ou semideus. É ser homem, comum, normal, mas sobrenaturalmente habilitado para servir ao povo de Deus. É ser homem de verdade e da Verdade. É ter os pés no chão do sofrimento, das necessidades e desafios humanos e a cabeça no céu das provisões divinas para um mundo carente.

SER PASTOR é ser capaz de, no mesmo dia, sorrir e chorar, celebrar a vida e consolar na morte; é ter coração simples como de uma criança para perdoar, e forte como de um gigante para a sucessão, muita vez pavorosa, de experiências traumatizantes.

SER PASTOR é viver no tempo a edificar para a eternidade; é ser construtor de pontes pelo mistério e ministério da Palavra, entre o pecador perdido e o Salvador do mundo; entre pessoas que se estranham e se agridem; entre o sem sentido da História e o sentido que a Palavra revelada aponta; entre as trevas da ignorância espiritual e a luz do Evangelho da graça; é ser embaixador a proclamar para os homens de todos os tempos: “Reconciliai-vos com Deus”. Por isso que a ele foi entregue o ministério e nele foi posta a Palavra da reconciliação.

SER PASTOR é ser um paradoxo vivo: é ser afligido e estar sempre alegre; é ser pobre e enriquecer a muitos, parecendo nada possuir e possuir tudo; é vida que se queima no altar de Deus, entendendo, como ventura maior, viver e servir. O pastor dá razão a Tagore quando afirma: “Sonhei que a vida era alegria; acordei e descobri que viver é servir; servi e descobri que servir é alegria”.

SER PASTOR é participar de uma obra excelente, bela, que dura, que transcende os limites do espaço e do tempo, que glorifica a Deus. É, por isso, o mais belo dos ofícios, a mais gloriosa das missões, o mais compensador dos sacrifícios.

SER PASTOR requer, entretanto, para que seja experiência venturosa, que o homem de Deus viva no centro da vontade do Senhor e tenha a dedicação exclusiva do soldado, a disciplina rigorosa do atleta, a diligência e perseverança do lavrador, a aplicação diuturna do obreiro a dividir bem a Palavra, a abrir caminhos retos para o caminhar seguro e firme do povo de Deus, sob seu cuidado e liderança.

Sejamos pastores assim, conforme o coração de Deus, e como mordomos fiéis da Palavra eterna.

Meu Pastor

Autor: Isaias Lopes Pinheiro

 
O meu pastor é chamado por Deus, nós podemos perceber a sua vocação.
O meu pastor é sincero, crente fiel, tem muito amor, sabe consolar nas horas de dor.
O meu pastor é manso, calmo e bom pregador, é também conselheiro e leal companheiro.
O meu pastor é muito importante, ele é educado… e muito elegante.
O meu pastor é homem de oração, intercede por nós, cheio de emoção.
O meu pastor é um homem de Deus, servo fiel, dedicado, esse é o seu maior predicado.

Jograis

Eu Sou o Senhor Teu Deus

Autor: Desconhecido

Todos – Deus tem um plano para cada vida. Tinha um plano para Jeremias, antes dele nascer. E, há anos, muitos anos, Ele repetiu as mesmas palavras a você, pastor:

1 e 4 – “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci.

5 e 8 – Antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí para pastorear meu rebanho.

Todos – Mas no momento em que foste tocado por Deus, disseste: “Ah! Senhor Deus, eis que não sei falar, pois ainda sou tão jovem!”

1 e 2 – Mas o Senhor respondeu: “Não digas: Sou tão jovem, porque a todos a quem Eu te enviar irás, e tudo quanto Eu te mandar, falarás.

3 e 4 – Não temas diante deles, porque Eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.

5 e 6 – “E naquele dia tornar-te-ei servo meu, e te farei como um anel de selar, porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.

7 e 8 – Pelejarão contra ti mas não prevalecerão, porque Eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar”

Todos – Assim começou pastor, a sua carreira e o seu ministério neste lugar. Cada dia Deus tem provado que, realmente, esta igreja precisava do seu trabalho. Por isso, todos nós rogamos ao Senhor:

1 e 2 – Que o recompense com dádivas celestiais.

3 – Que o dirija sempre em seu caminhar.

4 – Que seja sempre entusiasmado e encorajado.

5 – Que batalhe a cada dia em prol desta obra.

6 – Que seja um instrumento vivo nas mãos do Senhor Deus.

7 e 8 – Que continue um obreiro aprovado na seara do Senhor.

Todos – Pastor, Deus tem lhe dado um propósito firme; por isso até aqui o senhor tem vencido. Continue assim e todas as barreiras serão derribadas. Desejamos que o seu falar e a sua oração ao Senhor sejam sempre assim:

1 e 4 – “Usa-me! Gasta-me! Molda-me! Como fizeste com o vaso do oleiro.

5 e 8 – Quebranta-me! Instrui-me! E modela-me novamente, para que todos os dias da minha vida eu possa ser um vaso de honra em Tua casa”.

Todos – Pastor, anos são passados do seu pastorado e a cada dia vemos o aperfeiçoamento de Deus em sua vida. Não tema, pois, ao passar pelas lutas, olhe para cima e ouça a voz do nosso Deus dizendo:

1 – “Espera em mim e anima-te, e fortalecerei o teu coração”.

2 – “Clama a mim e revelar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

3 – “Deleita-te na minha palavra, e ela será um bálsamo para teu sofrer”.

4 – “E quando te deitares, não temerás, sim tu te deitarás e o teu sono será suave”.

5 – “E eis que trarei saúde e cura, e te sararei e te revelarei abundância de paz e segurança”.

6 – “Porque por mim se multiplicam os teus dias, de anos de vida te acrescentarei”.

7 – “E nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda”.

8 – “Porque teus caminhos serão caminhos de delícias, e todas as tuas veredas de paz”.

Todos: E mais uma vez o Senhor fala ao nosso Pastor nesta noite:

1 e 4 – “Eis que ouvi a tua oração, e vi tuas lágrimas, eis que Eu tomo conta de ti”.

5 e 6 – “E como tens feito o que é reto aos meus olhos, e guardado os meus estatutos, te guardarei de todo o mal.”

Todos – “E não temas porque Eu te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu”.

1 e 2 – “Quando passares pelas águas Eu serei contigo; quando passares pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá sobre ti”.

3 – “Porque Eu sou o Senhor, o teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”

4 e 5 – “Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, Eu te amei e darei homens por ti e os povos pela tua vida”.

6 – “Não temas, porque Eu sou contigo, trarei a tua descendência desde o oriente, e a ajuntarei desde o ocidente”.

7 e 8 – “Porque todos os que são chamados por mim, os criei para minha glória e os que formei, destes eu cuidarei”.

Todos – E assim, pastor, continue firme e que a sua oração seja sempre a de Davi: (ler o Salmo 23 juntos).

Dia do Pastor

Autora: Eunice S. Santolin


Todos – Prezado pastor! Aqui está sua igreja: alegre, festiva, de flores ornada, toda engalanada, vibrante, feliz! Parece que os anjos, em coro, também entoam, serenos, louvores amenos e dizem: Amém!

1 – Pastor, nosso amigo, tudo isso acontece porque hoje é o seu dia! E bem o merece!

Todos – Quisera o rebanho lhe oferecer, entre outros presentes, em ouro pintado e bem trabalhado, um lindo painel!

2 – Mas, é bem mais nosso o quadro singelo, que fala de Deus e da criação!

3 – O bolo gostoso, em forma de trevo, que diz da afeição do nosso coração!

4 – O novo trabalho, por Deus inspirado, de evangelização já iniciado!

2 – As flores,

3 – Os hinos,

1 – A nossa oração.

Todos – Para que sua vida seja enriquecida, sempre mais e mais da graça de Deus! E assim continue, pregando a mensagem de amor e perdão, que dá salvação e que conduz aos céus!

2 – Pastor…

3 – Professor…

1 – Amigo leal…

4 – Esposo extremoso…

2 – E pai amoroso…

3 – Cidadão Ideal!

1 – Vida preciosa e vitoriosa nas mãos do Senhor!

Todos – Aceite a homenagem que hora lhe prestamos, a sua Igreja! É tudo que tem, mas ela o aprecia e lhe quer muito bem!

Reflexão

Existe Alguém

Autor desconhecido

  • Existe alguém que sendo homem, luta com todas as forças para seguir as pisadas do Grande Mestre, para ser semelhante a Ele.
  • Que se esmera no cumprimento do dever para dar bom exemplo.
  • Que está sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora e transmitir santos ensinamentos.
  • Que vibra com o progresso da causa e se emociona quando novos adeptos se unem a ela.
  • Que procura ficar humilde quando poderia se exaltar.
  • Que muitas vezes passa noites mal dormidas, preocupado com as responsabilidades que lhe pesam sobre os ombros.
  • Que quase sempre deixa de desfrutar a companhia da esposa e dos filhos para cumprir, a tempo e à hora, os compromissos que a causa lhe impõe.
  • Que muitas vezes é incompreendido, chamado de radical ou desatualizado ao procurar cumprir com zelo as ordens de seu Mestre.
  • Que, com o coração pesaroso, muitas vezes precisa tomar atitudes que não agradam a todos.
  • Que por ser humano e sensível, muitas vezes sente com tristeza a ausência do afeto e do respeito que alguns lhe negam.
  • Esse homem é você, QUERIDO PASTOR, que neste dia a sua querida igreja quer homenagear!

Colabore!

Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:

FALE CONOSCO

SDS Bloco M,
Entrada 14 –
Brasília/DF
CEP: 70394-900

sedelim@cbn.org.br

(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991

Convenção Batista Nacional
Todos os Direitos Reservados ® 2023