Recursos

Recurso para a o Dia das Crianças

Contribuição feita por:
Tia Cris – Igreja Batista Shallom 

I – BREVE HISTORICO

“Um olhar amigo alegra o coração, uma boa notícia faz a gente sentir-se bem.” Provérbios 15:30


A origem do Dia das crianças
Comemorado em muitos países do mundo, O Dia das Crianças, de acordo com a história, é comemorado em datas diferentes, pois cada país escolhe um dia para homenagear suas crianças.
No dia 20 de novembro 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças. Pois neste dia foi oficializado a Declaração dos Direitos da Criança, nesse documento se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.


Você sabia?
Que em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Em 1960, a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção em parceria com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Entretanto no ano seguinte escolheram um único dia para fazer a promoção, com isso o antigo decreto ressurgiu e desde então a comemoração do Dia das Crianças é realizada no dia 12 de outubro.


Curiosidades:
Em Portugal, o dia das crianças é comemorado em 1 de junho; já nos Estados Unidos se comemora no 1° domingo de junho, na Alemanha é comemorado no dia 20 de setembro, na África no dia 16 Junho e em Hong Kong no dia 4 Abril.


Fontes:
Wikipedia
Brasil Escola

II – PLANEJAMENTO

Como organizar um culto especial para o dia das crianças.
A organização deverá acontecer de forma antecipada para não causar tumultos e garantir que se alcance os objetivos. Exponha a proposta para a igreja, apresentando os detalhes do programa, de forma que todos participem e entendam a importância de um culto dirigido pelas crianças. O apoio do Corpo de Cristo é muito importante, para o crescimento espiritual dos pequeninos. Você precisará contar com a participação dos pais ou responsáveis, garantindo a segurança e comprometimento das crianças.

  • Orar e jejuar pedindo a Deus direção para a escolha do tema e definição do programa.
  • Antecipadamente, prepare, ensaie e oriente as crianças que participarão do programa. Os pais ou responsáveis devem assumir o papel de intercessores e apoiadores.
  • Preparar um bom material ilustrativo e escolher técnicas de exposição do tema de acordo com as necessidades das crianças.
  • Tenha em mãos a programação para facilitar o direcionamento dos participantes.
  • As crianças são capazes de se empenhar muito para cultuar a Deus através de cânticos, coreografia, teatro, e etc.

  

III – MODELOS DE LITURGIA

Modelo 1

  • Boas vindas (Recepção com personagens)
  • Oração Inicial;
  • Versículo chave com o tema do culto;
  • Louvor;
  • Mensagem: História com Fantoches
  • Desafio: Convite para crianças e adultos reconhecerem Jesus como Salvador e Senhor.
  • Oração Final;
  • Entrega de lembrancinhas

Modelo 2

  • Recitar uma poesia
  • Oração Inicial;
  • Versículo chave com tema do culto;
  • Coral Infantil
  • Mensagem: Teatro
  • Desafio: Convite para crianças e adultos reconhecerem Jesus como Salvador e Senhor.
  • Oração Final;
  • Entrega de lembrancinhas

Modelo 3

  • Oração Inicial;
  • Versículo chave com tema do culto;
  • Vídeo de homenagem às crianças
  • Louvor;
  • Mensagem: Contação de história
  • Desafio: Convite para crianças e adultos reconhecerem Jesus como Salvador e Senhor.
  • Oração Final;
  • Entrega de lembrancinhas

 

IV – INDICAÇÃO DE TEXTOS BÍBLICOS

Mateus 19:14 – “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.

Provérbios 22:6 – Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Isaías 54:13 – Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

Efésios 6:1-3 – Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.

Mateus 18:3-5 – Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.

 

V – SUGESTÃO DE DECORAÇÃO


Decore todo o local onde o culto será realizado. Lembre-se que a decoração deve ser de acordo com o tema escolhido.

 

VI – LEMBRANCINHAS

Todas as imagens foram extraídas da internet.

 

VII – RECURSOS AUXILIARES

PEÇA TEATRAL

Peça Teatral – Os Lápis

Extraído Internet – Adaptação Tia Cris

BRANCO: Ei! calma, não precisa de tanto barulho nem tão pouco me empurrar.
PRETO: Precisa sim! Como você quer participar se nem aparece?
BRANCO: Eu sei… Que tenho valor e sirvo para alguma coisa, viu?
PRETO: Não seja pretencioso fique no seu lugar de inútil. Olhe para as outras cores que existem na “Caixa de Lápis de Cor”, você é sempre o maior de todos, ninguém gosta de usar você, nem sabem para o que você serve! (Risos)… Você sempre fica de lado.
VERMELHO: É verdade, o lápis Preto tem toda razão. Nós somos os menores que ficam dentro da caixa de lápis de cor, sabe por quê? Porque somos os que temos mais utilidade, muito mais do que você. Aff!! Lápis Branco sem graça… Você não concorda comigo lápis Verde?

VERDE: É! E ainda não vi nenhuma criança que gosta de Branco, você já viu lápis Amarelo?

AMARELO: Puxa! Até que enfim, vocês se lembraram do bonitão aqui, e me perguntaram alguma coisa! Pois eu sou lindo, lembro o ouro e sou muito valioso, sou muito importante, tenho a mesma cor do sol, que ilumina nossos dias. Sou demais e muito importante!

Todos: UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.
PRETO: Não seja tão antipático e convencido lápis Amarelo.
BORACHA: Êpa!!! Porque tanta confusão? Basta eu passar por cima de cada um de vocês e já, já vocês deixaram de existir.
BRANCO: Ah! Gostei, vai lá Dona Borracha e manda ver… Porque neste ponto eu me dou bem e a senhora nem precisa se preocupar com o meu risco, eu não apareço mesmo.

PAPEL: Ei pessoal, o que esta acontecendo?
TODOS: Tentam explicar de uma só vez.
PAPEL: Ops!!! Espera um pouco aí, me deixa esclarecer uma coisa! O mais importante aqui sou eu! Como vocês iriam aparecer se não fosse com minha ajuda?
BRANCO: Será que todos são assim: Tão importantes? Só eu que não sou?
APONTADOR: Parece que eu ouvi alguma coisa? Todos são importantes? Vocês estão malucos? Importantes aqui sou eu! Porque se eu não fizer as pontas nos lápis… (risos)… ninguém será capaz de fazer um só risco! Por isso o mais importante sou eu! Só eu! Somente eu!

BRANCO: É, parece que todos são importantes, menos eu! (Fica triste cabisbaixo).
PRETO: Ei galera, vamos pintar uma paisagem, uma montanha, um dia ensolarado, um lindo lago, um pato preto e uma bela flor vermelha.
TODOS: Oba! Iupi!!! Vamos… (todos ficam felizes e animados).
BRANCO: (Começa a chorar) Estou de fora outra vez. Será que não sou nem um pouquinho importante?
TODOS: Ficam cochichando e rindo…
Observação: O lápis Branco fica em um cantinho separado, muito triste e pensativo.

MENINA: Oie, tudo bem? Porque você esta tão triste lápis Branco?
BRANCO: Buááá!!! Eu não sirvo para nada, não tenho nenhuma importância, sou tão insignificante.
MENINA: Há?! Como assim? Por favor, se eu fosse você eu não diria isso. Sabe por quê? Porque você é muito importante para o plano de Deus!
TODOS: Plano de Deus?
PRETO: É melhor você explicar isso bem direitinho viu menina. O que é esse tal plano de Deus.
Todos sentam junto com as crianças no banco e escutam a história do plano de salvação.

A menina irá contar a história do plano de salvação usando as cores e apresentará Jesus como único Salvador. Ao final, todos se arrependem e pedem perdão para lápis Branco.
Importante frisar com as crianças que somos todos iguais e importantes para Deus! Devemos amar uns aos outros como Jesus nos ama.

Peça Teatral – Doutor Pega-Pega

Personagens: 6 pessoas.
Dr. Pega-Pega, Enfermeira, Gripado, Tique-Nervoso, Sarnento, Evangelista.

Esta é uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expressões faciais, provocando o riso da plateia. Somente a enfermeira fala, os outros apenas usam a expressão corporal.
A caracterização do médico e da enfermeira pode valorizar a apresentação. O médico poderia usar um enorme estetoscópio e imensa palheta no bolso de um guarda-pó, e a enfermeira grandes óculos, caneta, etc.


NARRAÇÃO – APRESENTAÇÃO: Estão dizendo que vem vindo aí, um médico aí que cura qualquer doença. Será que é verdade?


CENA 1
ENFERMEIRA: (entra correndo e anuncia para a plateia, como se anunciasse um número circense).
Eu sou a ajudante do melhor médico do mundo. O médico que resolve qualquer problema. O Dr. Pega-pega!
DR. PEGA-PEGA: (entra com muita pose, procurando examinar até a enfermeira).
ENFERMEIRA: Que entre o Sr. Gripado!
SR. GRIPADO: (entra espirrando e assoando escandalosamente sobre a enfermeira e sobre o médico, que se esquivam a todo custo)
DR. PEGA-PEGA: (aproxima-se e toca no Sr. Gripado para examiná-lo, então começa também a espirrar e assoar, escandalosamente).
SR. GRIPADO: (vai embora insatisfeito ainda doente, e o Dr. Pega-pega fica espirrando incontrolavelmente).
ENFERMEIRA: Desculpem! Desta vez não deu muito certo, mas agora o famoso Dr. Pega-pega vai sarar o próximo doente.
Sr. Tique-Nervoso, entre por favor.

CENA 2
SR. TIQUE NERVOSO: (entra mal conseguindo olhar para frente, com um tique-nervoso no rosto, que fica a critério dos atores)
DR. PEGA-PEGA: (aproxima-se espirrando e assoando, para examinar o Sr. Tique-Nervoso, mas quando encosta no doente, fica também com o tique-nervoso, além de espirrar)
SR. TIQUE NERVOSO: (vai embora insatisfeito, ainda doente)
DR. PEGA-PEGA: (fica espirrando e com tique-nervoso sem parar)
ENFERMEIRA: Parece que desta vez ainda não funcionou bem. Porém, agora vocês vão ver, o Dr. Pega-pega, vai sarar o próximo doente.
– Sr. Sarnento, pode entrar.

CENA 3
SR. SARNENTO: (entra se coçando desesperadamente)
DR. PEGA-PEGA: (aproxima-se espirrando, e com tique-nervoso para examinar o Sr. Sarnento, mas quando encosta no doente, fica também se coçando, além de estar com o tique-nervoso e espirrar)
SR. SARNENTO: (vai embora insatisfeito, ainda doente)
DR. PEGA-PEGA: (fica espirrando, com tique-nervoso e coçando-se terrivelmente)
ENFERMEIRA: – Oh! Dr, Pega-pega, e agora? Veja como o Sr. está. O que faremos? Vou buscar ajuda…

CENA 4
(A enfermeira sai para buscar ajuda e o Dr. Pega-pega fica em terrível crise; espirrando, assoando-se, com o tique-nervoso e se coçando)
(A enfermeira volta com o Evangelista)
EVANGELISTA: (olha para o Dr. Pega-pega, como se analisasse o caso, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida o Dr. Pega-pega e a Enfermeira para orar).
DR. PEGA-PEGA: (fica curado, olha para si mesmo e começa a se alegrar, abraça o Evangelista e começa a saltar feliz)
ENFERMEIRA: (surpresa com o resultado, sai e vai buscar os doentes)
DOENTES: (entram, cada um com seu sintoma)
EVANGELISTA: (olha para os doentes, abre a Bíblia e mostra; aponta para a Bíblia e para o céu, e sempre com mímica convida-os para orar)
DOENTES: (oram, e todos olham para si e uns para os outros e ficam alegres quando percebem que estão curados)

CENA 5
(um dos integrantes dá um passo à frente e faz a aplicação)
Às vezes tentamos ajudar alguém em seus problemas, contando apenas com nossas próprias forças, e além de não conseguirmos ajudar a pessoa, ficamos também contagiados com o problema alheio.

Outras vezes temos alguém de nosso meio, como um amigo, com problemas e andando com ele corremos o risco de nos contaminarmos com os problemas dele.

Isso acontece porque não somos tão fortes nem tão invencíveis quanto imaginamos. Além de esquecer que só há uma pessoa que pode nos ajudar, e ajudar a qualquer outro que queira ajuda. Essa pessoa é JESUS.

Peça Teatral – O Jardim de Deus

Objetivos:
1. Levar a conscientização e reflexão da necessidade do cuidado que se deve dedicar a criança em sua infância, pelos pais, igreja e sociedade.
2. Levar a criança a entender que ela é muito amada pelo Criador e que ela é muito importante no Reino de Deus.


Personagens:
Pai, mãe, 3 filhos (representados por plantinhas), pulgões (crianças menores), matinhos (crianças), sol (crianças) e narrador.

NARRADOR: Nasceu no coração de Deus um plano de ter um lindo jardim. Com muito carinho e amor Ele iniciou a construção deste projeto. Mas o plano de Deus não era trabalhar sozinho, então chamou o homem e a mulher pra ajudá-lo a executar este tão lindo plano. Deus entregou a eles por herança a dádiva de cultivar este jardim. E para isso colocou nas mãos do homem as sementes valiosas que deveriam ser semeadas para se tornarem lindas plantinhas que alegrariam o coração de Deus. O Criador ainda os capacitou com dons, talentos e recursos para essa importante tarefa. Tudo que o homem precisava para cultivar e cuidar do jardim ele tinha em suas mãos, agora era só encher o jardim com muitas plantinhas. Será que o homem e a mulher executarão bem a tarefa que Deus lhes deu?

HOMEM: Olha mãe! Veja que belas sementes o Criador nos deu!

MULHER: Deixe-me ver pai, se são realmente boas sementes!

HOMEM: Olhe, olhe! Não são sementes quaisquer, são especiais, são excelentes! Claro que vindo do Deus todo poderoso, não poderiam ser ruins. Tudo que Ele é bom. E o projeto deste jardim é mais que bom, é muito bom.

MULHER: É verdade! São ótimas sementes. Talvez sendo sementes tão boas assim nem vamos ter muito trabalho para cuidar.

HOMEM: As sementes são boas mas ainda assim teremos que cuidar, porque eu me lembro do Criador falando que se não cultivarmos direito elas não se tornarão plantinhas saudáveis.

MULHER: Vamos logo. Vamos semear então.

NARRADOR: Homem e mulher juntos semearam e semearam. Com muito carinho eles regaram a terra e como num milagre as sementes germinaram e nasceram lindas plantinhas.

(COLOCAR UMA MÚSICA PARA OS PAIS DANÇAREM JUNTO DAS PLANTINHAS)

Mas Infelizmente o jardim de Deus corria sérios riscos de morrer, por causa das escolhas que o homem fez ao cuidar do jardim. No início até regaram direitinho e as plantinhas cresceram e cresceram, mas eles foram se distraindo com os afazeres do dia a dia e começaram a esquecer dos cuidados com o jardim de Deus.

HOMEM: Mãe, mãe! Está na hora de regar as plantinhas, o sol esteve bem forte hoje. Eu estou ocupado terminando um relatório que trouxe do trabalho, regue o jardim por mim.

MULHER: Sim, pode deixar que eu rego. Mas farei isso quando eu terminar de fazer minhas unhas, depois de assistir a novela das oito e fazer o jantar.

NARRADOR: Passou o tempo quando terminaram os afazeres, estavam cansados e se esqueceram do jardim. E as plantinhas definhavam. Foram ficando fraquinhas pois já não recebiam os cuidados necessários. O pouco que água que a terra tinha recebido fez com nascessem muitos matos feios ao redor das lindas plantas. E o grande Criador via lá de cima o que estava acontecendo com o seu jardim e esperava que o homem cuidasse dele.

MULHER: Olha pai, o mato esta tomando conta do jardim, é melhor capiná-lo. Eu até poderia te ajudar, mas eu tenho que ir pra faculdade agora.

HOMEM: Claro que eu vou capiná-lo. Assim que eu terminar de ler o jornal e dar uma olhada no facebook, whatsapp , instagram e meu twiter eu farei isso que você está me pedindo.

NARRADOR: O tempo passou e quando ele terminou toda sua lista de diversões, já era noite, então deixou para o dia seguinte aquela tarefa, e as plantinhas agonizavam, e pra piorar começaram a vir os pulgões e com isso as plantinha adoeceram.

MULHER: Você não tirou o mato do jardim, agora os pulgões estão tomando conta. Você é um pai imprestável mesmo. É sua culpa as plantinhas estarem doentes.

HOMEM: Sua louca. Não vê que sua culpa. Você que é uma péssima mãe. Fica o dia inteiro na frente da TV ou pendurada no telefone. E agora vem colocar a responsabilidade em mim? Nada disso é você que é culpada.

NARRADOR: Enquanto o pai e a mãe discutiam e brigavam as coisas iam só piorando, perdiam tempo com as discussões. Quando de repente aconteceu o pior, quando foram olhar já era tarde demais, as plantinhas estavam morrendo.

MULHER: olhe pai, o que está acontecendo. As plantinhas estão morrendo. Meu Deus o que eu fiz?

HOMEM: Meu Deus! O que vamos fazer? Deus nos deu tudo para cuidar deste jardim e olha o que nós fizemos.

MULHER: Como vamos apresentar a Deus as plantinhas que ele tanto ama nesse estado. A final de contas o jardim é dEle, apenas fomos designados pra cuidar destas preciosas plantinhas.

HOMEM: Não vamos desistir. Talvez ainda haja esperança das plantinhas sobreviverem. Vamos clamar a Ele. Ele vai nos perdoar e vai nos ajudar.

NARRADOR: Então eles clamaram e Deus, o jardineiro supremo, interveio ajudando-os naquele momento tão difícil. Ele os orientou a tirar o mato e os pulgões, e também lhes deu a água da vida, que desceu do céu como chuva e era o remédio para operar o milagre de reviver as plantinhas. O grande milagre aconteceu, as plantinhas revigoraram e Deus juntamente com o pai e a mãe se alegraram pois as plantinhas estavam vivas e saudáveis novamente. Nunca mais o pai e a mãe se descuidaram do jardim de Deus.

(MÚSICA FINAL PARA OS PAIS E AS PLANTINHAS DANÇAREM)

 

MÚSICAS
Milagre Da Vida – Cristina Mel
É Bom Amar – Elaine de Jesus
É tipo assim – Eliane Silva

  • Estas músicas poderão ser cantadas ou coreografadas pelas crianças e educadores.
  • Poderá ser usado o recurso de um vídeo, com fotos de todas as crianças, projetado durante a apresentação.
  • Outra sugestão é a confecção de “Corações” com foto das crianças da igreja. (Poderá ser confeccionado em papel color set vermelho ou EVA com glitter vermelho) Colocar as fotos das crianças e no coração e no momento da canção segurá-los ou mesmo usa-los durante a coreografia.

POESIAS

Autor: Valdemi Cavalcante Teixeira

SER CRIANÇA
Ser criança é ser feliz!
É falar o que pensa
Sem pensar no que diz.
É assim de nascença,
Sendo eterno aprendiz!

É ser simples e bondoso,
É ter o dom de amar
E sempre ser carinhoso,
É gostar de brincar
E brincar bem gostoso!

É ser bem inteligente
Aprendendo tudo que ver.
E não sendo experiente
Tudo que ele quer
É ser criança eternamente!

É não ter ódio no coração,
É para o bem dizer sim
E para o mal dizer não,
É querer tudo e enfim
É viver com paixão!

É ter fé e esperança,
É ser grande sendo pequeno,
É ter a fala mansa
Quando quer ganhar terreno
No mundo de ser criança.

JESUS, O AMIGO FORTE
É bom ter um amigo
Alguém para brincar e
dar risada.
Para nos ajudar.
Às vezes precisamos de
um amigo forte.

Onde achar um amigo forte?
Quando temos coisa difícil
para fazer!
Quando estamos com medo
ou doentes!

Jesus é um amigo de verdade

Ele é Deus.
Jesus manda no céu e
manda aqui na terra também.
Jesus ajuda quem fala com Ele.


Quando Jesus andava aqui na terra
Um dia Ele encontrou muitas crianças.
Jesus ficou muito contente e falou assim:
“Deixai vir a mim os pequeninos … porque dos tais é o Reino de Deus.”


Jesus pode ser seu amigo agora
Feche os olhos e fale com Jesus.
Fale o que você quiser.
Falou? Pronto, agora Jesus é o seu amigo forte.
Ande sempre com Ele.
Você vai ser muito feliz.


Feliz dia das Crianças!

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