Recursos

Recurso para a o Dia da Bíblia

Contribuição feita por:
Mônica Zeferino – Igreja Batista Shallom

 

Breve Histórico

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, que destinava a “Dar a Bíblia à pátria”, em 1948, em São Paulo,

Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

A Palavra de Deus é uma dádiva para todos aqueles que estão dispostos a obedecê-la. Através dela Deus fala conosco e nos mostra o caminho pelo qual devemos andar, diferenciando o correto do incorreto.

 

I – MODELOS DE LITURGIA

MODELO 1

1. Oração
2. Leitura da Palavra – 2 Tm 3.16-17
3. Música especial – Tua Palavra (Aline Barros)
4. Vídeo: Chegada da Bíblia ao povo da Indonésia
5. Breve mensagem: Propósito de Deus em nos dar a Escritura
6. Oração final


MODELO 2

1. Oração
2. Leitura da Palavra – Hebreu 4:12
3. Louvor: Hino 138 CC
4. Poesia: Minha Bíblia
5. Breve mensagem: O que é a Palavra de Deus
6. Oração final


MODELO 3

1. Oração
2. Leitura bíblica – Salmo 119:105
3. Louvor: Cantando a Bíblia – Teus altares Salmo 84/- I Tim. 3:16
4. Peça teatral
5. Breve mensagem: O uso da Palavra em benefício próprio
6. Oração final

 

II – INDICAÇÕES DE TEXTOS BÍBLICOS

  • II Timóteo 3:16-17
    Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
    Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

  • Salmo 119:105
    Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

  • Hebreus 4:12
    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

  • Mateus 4:4
    Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

  • Provérbios 30:5
    Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

  • João 17:17
    Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

  • Colossenses 3:16
    A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

  • Isaías 55:10,11
    Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

  • Salmos 19:7,8
    A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
    Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.

  • Salmos 1:1,2
    Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

 

III – RECURSOS AUXILIARES

MÚSICAS

1 – Tua Palavra/Aline Barros
2 – Hino 138 CC- A Lei do Senhor
3 – Hino 301 CC – Crer e Observar
4 – Teus Altares/João Alexandre
5 – Salmo 1/Eyshyla
6 – I Timoteo3:16/Antônio Cirilo

TEATRO

Peça Teatral – Os Lápis

a

Peça Teatral – Bíblia, Livro de Deus

Personagens:
FÉ – (uma jovem, trajando longa túnica branca, no peito a palavra FÉ);
seis jovens – (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bíblia e um cartaz),
uma universitária.

Cenário: duas ou três cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa está uma Bíblia.


Universitária – (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista) Ah! Já ia esquecendo de que prometi à professora da Escola Dominical ler a Bíblia diariamente. (Apanha a Bíblia que está na mesa, deixando em seu lugar a revista). A Bíblia será mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Ciências diz que há tanta coisa errada na Bíblia e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais. Será que eles têm razão? (senta-se, pensativa).

 – (entrando) Jovem universitária, não deixe que esmoreça a sua fé. A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer sua fé, vou lhe apresentar seis provas de que a Bíblia é a Palavra de Deus. (Estende o braço para a porta; um a um vão entrando os jovens, e se colocando ao lado da Fé)

1º jovem – A Bíblia é composta de 66 livros: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num período de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: “Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!”. Só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIDADE)

2º jovem – Hoje é possível encontrar a Bíblia completa, ou em porções, traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções. A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se lê: UNIVERSALIDADE).

3º jovem – Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: PRESERVAÇÃO).

4º jovem – A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, teve mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade, através dos séculos, prova que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se lê: POPULARIDADE).

5º jovem – As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz – PROFECIA).

6º jovem – Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem as suas orientações, reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus (levanta seu cartaz – PODER).

 – Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o seu coração nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Será feliz e abençoada, hoje e sempre.

Saída dos atores e apresentação de uma música especial

Extraído Internet – Adaptação Tia Cris

BRANCO: Ei! calma, não precisa de tanto barulho nem tão pouco me empurrar.
PRETO: Precisa sim! Como você quer participar se nem aparece?
BRANCO: Eu sei… Que tenho valor e sirvo para alguma coisa, viu?
PRETO: Não seja pretencioso fique no seu lugar de inútil. Olhe para as outras cores que existem na “Caixa de Lápis de Cor”, você é sempre o maior de todos, ninguém gosta de usar você, nem sabem para o que você serve! (Risos)… Você sempre fica de lado.
VERMELHO: É verdade, o lápis Preto tem toda razão. Nós somos os menores que ficam dentro da caixa de lápis de cor, sabe por quê? Porque somos os que temos mais utilidade, muito mais do que você. Aff!! Lápis Branco sem graça… Você não concorda comigo lápis Verde?

VERDE: É! E ainda não vi nenhuma criança que gosta de Branco, você já viu lápis Amarelo?

AMARELO: Puxa! Até que enfim, vocês se lembraram do bonitão aqui, e me perguntaram alguma coisa! Pois eu sou lindo, lembro o ouro e sou muito valioso, sou muito importante, tenho a mesma cor do sol, que ilumina nossos dias. Sou demais e muito importante!

Todos: UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.
PRETO: Não seja tão antipático e convencido lápis Amarelo.
BORACHA: Êpa!!! Porque tanta confusão? Basta eu passar por cima de cada um de vocês e já, já vocês deixaram de existir.
BRANCO: Ah! Gostei, vai lá Dona Borracha e manda ver… Porque neste ponto eu me dou bem e a senhora nem precisa se preocupar com o meu risco, eu não apareço mesmo.

PAPEL: Ei pessoal, o que esta acontecendo?
TODOS: Tentam explicar de uma só vez.
PAPEL: Ops!!! Espera um pouco aí, me deixa esclarecer uma coisa! O mais importante aqui sou eu! Como vocês iriam aparecer se não fosse com minha ajuda?
BRANCO: Será que todos são assim: Tão importantes? Só eu que não sou?
APONTADOR: Parece que eu ouvi alguma coisa? Todos são importantes? Vocês estão malucos? Importantes aqui sou eu! Porque se eu não fizer as pontas nos lápis… (risos)… ninguém será capaz de fazer um só risco! Por isso o mais importante sou eu! Só eu! Somente eu!

BRANCO: É, parece que todos são importantes, menos eu! (Fica triste cabisbaixo).
PRETO: Ei galera, vamos pintar uma paisagem, uma montanha, um dia ensolarado, um lindo lago, um pato preto e uma bela flor vermelha.
TODOS: Oba! Iupi!!! Vamos… (todos ficam felizes e animados).
BRANCO: (Começa a chorar) Estou de fora outra vez. Será que não sou nem um pouquinho importante?
TODOS: Ficam cochichando e rindo…
Observação: O lápis Branco fica em um cantinho separado, muito triste e pensativo.

MENINA: Oie, tudo bem? Porque você esta tão triste lápis Branco?
BRANCO: Buááá!!! Eu não sirvo para nada, não tenho nenhuma importância, sou tão insignificante.
MENINA: Há?! Como assim? Por favor, se eu fosse você eu não diria isso. Sabe por quê? Porque você é muito importante para o plano de Deus!
TODOS: Plano de Deus?
PRETO: É melhor você explicar isso bem direitinho viu menina. O que é esse tal plano de Deus.
Todos sentam junto com as crianças no banco e escutam a história do plano de salvação.

A menina irá contar a história do plano de salvação usando as cores e apresentará Jesus como único Salvador. Ao final, todos se arrependem e pedem perdão para lápis Branco.
Importante frisar com as crianças que somos todos iguais e importantes para Deus! Devemos amar uns aos outros como Jesus nos ama.

POESIAS

Poema – Minha Bíblia

autora: Norma Penido Bernardo

MINHA BÍBLIA

Minha Bíblia,
Vou te valorizar.
No meu coração
Farei o teu altar
E exaltarei com todo o meu amor
A palavra santa do meu Senhor.
E, seja onde for,
Te levarei comigo
Para guiar-me a seguro abrigo.
Onde eu estiver
De ti farei menção
A todos que caminham
Sem direção.
Seguindo-te, vou chegar
Com segurança
Ao lugar de repouso
Onde a alma descansa.
Caminhando para o céu
Alegre prossigo,
Pois, quando te abro,
Deus fala comigo.
Minha Bíblia,
Ésmeu prazer e alegria.
Em ti encontro a
Verdadeira sabedoria,
Palavra de vida,
Que é doce como o mel
E que abre, para muitos,
As portas do céu.

A BÍBLIA
Maria Donizete R. Bento
A Bíblia é um livro completo,
Fala de história, poesia e amor.
Fala também da justiça
E dos mandamentos do Senhor.
Ela instrui o sábio, o leigo e o doutor.
Os seus ensinos dirigem o cristão
E o mais vil pecador,
Trazendo todos aos pés do Senhor.

No antigo Testamento
Deus falou oralmente,
Ditando a Moisés
Os primeiros mandamentos.
Com o passar do tempo
Deus cumpriu o seu plano
Enviando o seu Filho
Pra salvar os homens.

Após a sua morte
Jesus ressuscitou
E enviou o seu Espírito
O nosso Consolador,
Que sustenta a Igreja,
Que crê no Senhor.

Por isso, meu caro irmão,
Não trate a Bíblia como um livro qualquer.
Se queres a salvação
Leia-a e siga-a sem contestar,
Pois é através dela
Que sabemos como ao céu chegar

Poema – A Bíblia

autora: Maria Donizete R. Bento

A BÍBLIA

A Bíblia é um livro completo,
Fala de história, poesia e amor.
Fala também da justiça
E dos mandamentos do Senhor.
Ela instrui o sábio, o leigo e o doutor.
Os seus ensinos dirigem o cristão
E o mais vil pecador,
Trazendo todos aos pés do Senhor.

No antigo Testamento
Deus falou oralmente,
Ditando a Moisés
Os primeiros mandamentos.
Com o passar do tempo
Deus cumpriu o seu plano
Enviando o seu Filho
Pra salvar os homens.

Após a sua morte
Jesus ressuscitou
E enviou o seu Espírito
O nosso Consolador,
Que sustenta a Igreja,
Que crê no Senhor.

Por isso, meu caro irmão,
Não trate a Bíblia como um livro qualquer.
Se queres a salvação
Leia-a e siga-a sem contestar,
Pois é através dela
Que sabemos como ao céu chegar

Poema – O Livro dos Livros

autor: Aristides Ferreira Neto

O LIVRO DOS LIVROS

Bíblia
Livro dos livros,
Palavra do Grande Deus,
Revelação da vontade do Criador para os seus.
É a bússola que aponta a exata direção
Que me leva até ao porto da eterna salvação.
É o farol que ilumina meu roteiro tão escuro
E me ajuda a conseguir chegar a salvo e seguro.
Ela é a Palavra viva, Palavra santa e eficaz
Para me livrar do ódio, para me trazer a paz;
É a mensagem celeste que o Senhor me endereçou
Dizendo que Jesus Cristo, por mim, na cruz se imolou.
É lâmpada para os meus pés e luz para meus caminhos,
Me guia junto a flor e também entre espinhos;
Dirige minha vida em perfeita segurança
E me afirma que só Cristo é a âncora da esperança.
Do princípio até ao fim ela é a verdade
Que Deus quis manifestar para toda a humanidade;
Ela tem a Lei divina com os santos mandamentos,
Orienta meu viver nos mais difíceis momentos;
E fala da salvação que é somente pela graça,
Recebida pela fé por todo aquele que abraça
O Cordeiro imaculado que derramou seu sangue
Que, para o redimir, sobre a cruz morreu exangue*.
A Bíblia é o livro santo que ensina ao ser humano
Discernir o bem do mal e, também, de todo engano;
Indica a vereda certa por onde devo seguir
Para o verdadeiro alvo eu poder sempre atingir.
É o livro que esclarece todo o plano do bom Deus
E que mostra ao pecador qual o rumo para os céus;
Ela é a Palavra eterna e que nunca há de falhar,
Céus e terra passarão, mas ela não vai passar;
Ela fala-me de Deus e do seu imenso amor.
Amemos todos a Bíblia, a Palavra do Senhor!


*adjetivo de dois gêneros
que ficou sem sangue; esvaído em sangue.

IV – SUGESTÃO DE DECORAÇÃO

  • Organize um espaço de destaque para uma exposição de Bíblias (em outras línguas, a edição mais antiga, a maior, a menor, etc);
  • Elabore um painel com a figura de uma Bíblia e um trecho da Palavra de Deus;
  • Textos bíblicos espalhados pela nave do templo;
  • Painel com características, divisões e curiosidades sobre a Bíblia;
  • Exposição de comentários que personalidades da história emitiram sobre a importância da Bíblia.

 

V – ATIVIDADES PARA O DIA DA BÍBLIA

1ª Sugestão: “Tenda Bíblica” – uma exposição sobre a Bíblia.

Divida os irmãos em grupos e distribua o que cada um irá expor sobre a Bíblia. Essa sugestão pode ser realizada em algum espaço da igreja ou como meio de evangelismo, numa praça do bairro, numa escola ou centro comunitário. Seja onde for, divulgue bem o evento.
Organizem os assuntos, os temas e os grupos; façam pesquisas, selecionem os materiais e programem tudo com atenção. Escolha um nome para a exposição, faça uma faixa identificando o tema de cada tenda.

Duração: No período da EBD, caso se realize na igreja. Se fora do templo, pode começar pela manhã e terminar à tarde, ou começar a tarde e terminar à noite, como for melhor em sua região e de acordo com a programação.

Se possível, os envolvidos no projeto devem usar uma camisa com o tema, facilitando sua identificação. Se não, façam uso de coletes, em TNT, com o nome do evento. Cada equipe pode escolher uma cor.

Sugestões para as tendas:

-Tenda 1: A história da Bíblia;
-Tenda 2: A Bíblia em vários idiomas;
-Tenda 3: As divisões da Bíblia;
-Tenda 4: A mensagem principal da Bíblia;
-Tenda 5: Geografia Bíblica
-Tenda 6: O Velho testamento
-Tenda 7: O Novo testamento
-Tenda 8: O que a Bíblia diz sobre… (Essa é uma tenda de perguntas intrigantes que a Bíblia responde, por exemplo sobre a morte, aborto, pena de morte, vícios, escatologia, eutanásia, etc).
-Tenda 9: Curiosidades Bíblicas

Cada tenda tem o nome em destaque para chamar atenção de quem visita a exposição, contendo ilustrações, visuais, objetos, desenhos, etc. Tudo o que puder ilustrar o tema. A equipe responsável pela tenda ficará disponível explicando a temática aos visitantes.
Pode ter um livro de visitas para contabilizar o número de pessoas visitaram a exposição.

Propostas de atividades extras caso o evento seja evangelístico:

  • as tendas em círculo onde, no centro, haja apresentação de:
    – equipe de louvor
    – equipe de teatro
    – telão para um filme evangelístico (se houver possibilidade);
  • Distribuição de folhetos específicos sobre o tema (a Palavra de Deus) a serem entregues a todos que visitarem o evento.
  • Sorteio de bíblias,
  • Dinâmicas para interação com os presentes, etc.

2ª Sugestão: “Gincana Bíblica”

Essa sugestão pode ser feita na igreja, em um sítio, numa casa com uma área grande, com crianças ou adolescentes da igreja
Duração: apenas em um turno ou durante todo dia.
Ações:
– escolha um livro da Bíblia a ser usado nas perguntas e atividades;
– selecione desafios bíblicos surpresa;
– separe um momento para uma reflexão sobre a importância de ler e estudar a Bíblia;
– instrua a equipe de louvor e de teatro para prepararem hinos e peças rápidas sobre a Bíblia e sua importância;

Algumas atividades:

1) “Contas Bíblicas”: selecione textos para que eles descubram o número e após descobrirem todos, somarem, se eles descobrirem os números corretos a conta bíblica terá o número certo.

Exemplo de uma conta bíblica:

Maior salmos da Bíblia _______ (põe o número correspondente, o 119, e assim por diante…)
Número de homens colocados na fornalha ardente ______
Número de pragas do Egito ________
Número de leprosos que agradeceram a Jesus _______
Número dos mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai _________

___________________________________________________________ +
A soma é = _______________

2) “Continue a parábola”: nessa atividade os grupos serão desafiados a continuar e concluir as parábolas que você começar (sem errar). Selecione um número de pessoas de cada um dos grupos para participarem, faça com um grupo por vez, sentem-se em círculo e você começa a parábola, o primeiro do circulo continua com uma frase e assim os demais, até concluírem a parábola. Ao final, o grupo deve dizer o ensinamento daquela parábola.

Exemplo: Vamos utilizar Mt 14:15-24 (A parábola da grande ceia)

Então você começa – Certo homem deu uma grande ceia e convidou a muitos…
O primeiro grupo deve continuar com outra frase: Ex.: Ele mandou chamar os convidados…
O seguinte continua: Ei pessoal, venham tudo está pronto…
O próximo continua a parábola: mas, ninguém quis ir…
O seguinte continua até encerrar a parábola.

Observação:
podem utilizar as próprias palavras, mas não inventar histórias;
ao invés de parábolas podem ser usadas histórias bíblicas, por exemplo: o centurião de Cafarnaum (Mt 7:1-10); Rute e Noemi (Rt 1-4) etc.

3) “Salada Bíblica”: entregue um envelope bem grande com várias tiras de papel misturadas, contendo versículos para montar ou fatos bíblicos resumidos. Se forem fatos curtos, sejam dois ou três , se longo, apenas um. Se escolher usar versículos que sejam três ou quatro.

Como fazer: digite o(s) fato(s) bíblico(s) ou versículos em uma fonte grande, tipo Arial 16 ou 18; recorte em versículos (se for um fato) ou de duas em duas linhas se forem versículos;

Entregue para cada um dos grupos para montar.

Dê um ou dois minutos, dependendo do tamanho e quantidade de fatos ou versículos no envelope; o grupo que terminar primeiro sinaliza.

4) Alguns desafios bíblicos (surpresa):

  1. O grupo deve escolher um componente para recitar, em ordem, todos os livros da Bíblia;
  2. Quem consegue recitar todos os livros da Bíblia de trás para frente (de Apocalipse a Gênesis)
  3. O maior versículo da Bíblia é ?
  4. O menor versículo da Bíblia é?
  5. Recitar um salmo inteiro decorado
  6. Completar uma genealogia
  7. Identificar o autor de cada livro da Bíblia
  8. O maior capítulo da Bíblia é?
  9. O menor capítulo da Bíblia é? 

3ª Sugestão: “Divulgando a Bíblia

Você já viu pessoas entregando panfletos e expondo faixas em sinais de trânsito? Por que não fazer isso divulgando a Bíblia? Escolha um grupo para cada sinal ou semáforo.

– Alguns com faixas com versículos nas laterais e, de frente para os carros, uma faixa falando sobre o dia da Bíblia e sua importância;
– Outros distribuindo folhetos bíblicos nos carros;
– Use de criatividade e alegria para divulgar a importância e a mensagem da Bíblia às pessoas.

OBS.: Caso tenha receio ou não tenha experiência nesse tipo de estratégia, faça apenas em uma rua bem movimentada.

ATENÇÃO: Informar sobre a autorização, solicitando às autoridades competentes, quando da realização de qualquer atividade em praças e ruas. Providencie todos os detalhes, sempre em comunicação e permissão do pastor da igreja e de pais ou responsáveis, caso a participação seja de adolescentes ou crianças.

Colabore!

Contribua com nosso site. Envie-nos fotos, vídeos e recursos, de sua autoria, utilizados na comemoração de datas especiais em sua igreja para o email:

FALE CONOSCO

SDS Bloco M,
Entrada 14 –
Brasília/DF
CEP: 70394-900

sedelim@cbn.org.br

(61) 3321-8557
(61) 9 8246-9991

Convenção Batista Nacional
Todos os Direitos Reservados ® 2023