Quem somos e o que fazemos?

A Convenção Batista Nacional do Brasil representa um grupo de aproximadamente 2.700 igrejas com mais de 400 mil membros que se juntam em um espírito de comunhão e cooperação com uma doutrina comum e uma visão e estrutura organizacional compartilhada.

Nossa Convenção nasceu em 1967 como movimento de Renovação Espiritual de igrejas brasileiras, sob a orientação de brasileiros, e por isso a escolha do nome nacional. Nossa sede se encontra na capital do Brasil, Brasília.

Nossa logo engloba os elementos fundamentais da CBN: Avivamento, Missões, Cooperação e Unidade na Diversidade.

Nossa visão é de ser uma igreja saudável, centrada em Cristo e guiada pela Palavra, dando frutos e refletindo a imagem do Senhor Jesus Cristo em nossa atitude de cuidar uns dos outros e expandir o reino de Deus.

A nível nacional estamos comprometidos a servir as nossas convenções estaduais e as igrejas, desenvolvendo uma espiritualidade contagiante, com ênfase em discipulado e responsabilidade social que transforma comunidades através do poder do evangelho de Jesus Cristo.

Somos apaixonados por compartilhar as Boas Novas “em Jerusalém, na Judéia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1.8). Como um líder no “Novo Movimento de Envio Missionário”, as igrejas da CBN apoiam 72 missionários atualmente servindo na África, Ásia, Europa e América do Sul, e também entre os povos indígenas do Brasil.

A Convenção Batista Nacional, para a consecução de seus objetivos atua basicamente com a seguinte estrutura organizacional:

1. Assembleia Geral: é a reunião dos delegados enviados pelas igrejas e pastores arrolados na Ormiban, devidamente inscritos conforme prevê o regimento interno. Como a CBN é democrática, esta é a instância máxima, pois representa a sua base que são as igrejas locais.

As assembleias gerais ordinárias são realizadas a cada dois anos, e por ela são eleitos os membros da diretoria, o conselho fiscal e demais cargos previstos no Regimento Interno.

2. Diretoria: composta de presidente, três vice-presidentes e três secretários de atas. É quem responde juridicamente pela CBN, observada a ordem de sucessão. Sua autoridade emana diretamente da Assembleia Geral, expressa através do voto. É quem trata de questões emergenciais, e ainda supervisiona a execução dos programas e do orçamento da CBN.

3. Conselho Nacional de Planejamento, Supervisão, Execução e Fiscalização – CONPLEX: é o órgão onde se fazem representar as instituições e departamentos, constituindo-se um colégio representativo. É do Conplex que emanam as decisões de caráter técnico e administrativo, além de todo planejamento e diretrizes para execução.

4. Conselho Fiscal: Fiscaliza as finanças e contabilidade da CBN. É composto de um relator, dois vogais e três suplentes, eleitos pela Assembleia Geral para mandato concomitante com a Diretoria;

5. Secretaria Geral de Administração – SGA: Executa o plano e decisões da Assembleia Geral e do Conplex, em trabalho conjunto com as igrejas, órgãos e instituições da CBN, desenvolvendo a visão e o programa denominacional. Encabeçado pelo Secretário Geral indicado pelo Presidente da CBN e homologado pela Diretoria.

6. Secretaria de Comunicação e Marketing – SECOM: Trabalha na veiculação de informações, relatórios e marketing da CBN.

7. Secretaria de Desenvolvimento de Liderança e Ministérios SEDELIM:  Oferece capacitação e consultoria nos princípios de liderança serva para nossas igrejas e convenções estaduais.

8. Secretaria Nacional de Missões – SENAM: Apoia as CBEs a desenvolverem e implementarem políticas missionárias de plantio de igrejas em locais estratégicos ou de pequena presença evangélica no Brasil.

9. Junta Administrativa de Missões – JAMI: Agência missionária transcultural da Convenção fundada em 1995, é responsável pela formação e cuidado de 72 missionários da CBN servindo em 23 países ao redor do mundo. Nossos missionários servem como pastores, enfermeiros, fisioterapeutas, músicos, professores e agentes de desenvolvimento, expandindo o reino de Deus por meio dos projetos de plantio de igrejas, discipulado, educação, saúde, ministérios com crianças e capacitação de liderança.

10. Livraria e Editora Renovação Batista Nacional LERBAN: Produz recursos de educação cristã para crianças, jovens e adultos. Presta serviços de editoração e consultoria de novas literaturas.

11. Seminário Teológico Evangélico do Brasil – STEB: é a instituição de ensino teológico da CBN de caráter confessional. Sua missão é apoiada pelos seminários teológicos regionais que são responsáveis pela formação teológica no seu campo.

12. Ordem dos Ministros Batista Nacionais – ORMIBAN: A Ordem dos Ministros Batistas Nacionais é a instituição que arrola e credencia os pastores das igrejas filiadas à CBN. Pastoreia os ministros promovendo a edificação e a comunhão de seus membros. Atualmente contamos com cerca de 2.600 pastores cadastrados ativos.

13. Convenções Batistas Estaduais – CBEs: a CBN é representada nas unidades da federação pela respectiva regional, instituição constituída das igrejas filiadas de sua respectiva circunscrição e que adota o nome Convenção Batista Nacional, seguido do nome do estado da federação correspondente.

14. Associações Regionais de Igrejas: as igrejas de determinada região, organizadas em associação, constituem o vínculo último pelo qual a CBE apoia as igrejas no cumprimento da missão integral;

15. Departamentos: responsáveis pela implementação de ações específicas para os segmentos dos homens (UEMBN), mulheres (UEFBN) e jovens (JUBAN) a nível nacional (CBN), regional (CBEs) e local (igrejas).